16 novembro, 2016

Jubileu dá vida ao Centro de Produção Audiovisual do Vaticano




(RV) Uma cobertura especial do Consistório e da cerimónia de encerramento do Jubileu da Misericórdia marca o nascimento do Centro de Produção Audiovisual do Vaticano com transmissões internacionais ao vivo em alto padrão de qualidade.

A Secretaria para as Comunicações deu uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (15) para apresentar os detalhes da produção e distribuição das transmissões do próximo final de semana, um trabalho conjunto do Centro Televisivo e da Rádio Vaticano, em colaboração com Eutelsat, Globecast e Sony.

Mons. Dario Edoardo Viganò, prefeito da Secretaria para as Comunicações, comentou que se trata de “uma fusão que permite valorizar o que foi feito na história, sabendo que mantemos todos os serviços ativos”.

Mons. Viganò – Nasce aquele que é o Centro de Produção Audiovisual, da confluência do Centro Televisivo Vaticano e da Rádio Vaticano, em especial dos técnicos que trabalham nas transmissões ao vivo do Papa. O outro grupo que vai trabalhar junto nessa ocasião é aquele das Relações Internacionais que valoriza tanto a parte da Rádio Vaticano, que se ocupava das relações com as rádios de todo o mundo, quanto aquela parte do Centro Televisivo Vaticano. Esse é mais um serviço que se implementa para a Secretaria para as Comunicações. Estamos perante um processo que trabalha segundo solicitações do Papa Francisco e do Conselho dos nove cardeais. Assim, não temos mais um conjunto de muitas mídias, mas iniciamos a produzir de maneira ‘multimídia’.

Viganò também explicou como conjugar o progresso tecnológico com as periferias existenciais – sempre enaltecidas pelo Papa Francesco.

Mons. Viganò – A reforma nasce também para uma convergência, já em ato, de tipo digital. E é realmente essa que nos faz não esquecer das periferias, porque aquela digital é uma tecnologia absolutamente pouco cara que já encontra espaço em quase todas as partes do mundo. Claro, existem alguns locais ainda não alcançados, mas que serão estudados caso por caso. Por exemplo, estamos criando conexões para ter a possibilidade de ‘baixar’ as palavras do Papa com imagens em baixa definição em algumas áreas da Índia e da África. Mas acredito que a experiência importante da misericórdia seja a capacidade, ou ao menos a responsabilidade, de comunicar ternura e misericórdia através dos meios digitais.

Agende-se para assistir às transmissões do final de semana

O Consistório para a criação de 19 novos cardeais, entre os quais, o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, será transmitido no sábado (19), a partir das 7h55, horário de Brasília. A cerimônia na Basílica Vaticana em que o Papa Francisco fechará a única Porta Santa ainda aberta acontece no domingo (20), no encerramento do Jubileu. A transmissão com comentários em português começa às 6h55.

Doze câmeras de vídeo 4K estarão distribuídas no Vaticano para registrar os eventos, como anunciou o diretor do CTV, Stefano D’Agostini, o que deverá deixar as transmissões mais ‘cinematográficas’, sobretudo a de fechamento da Porta Santa:

D’Agostini – Devemos, de qualquer maneira, interpretar. Isto é, dar visões que realmente envolvam a audiência no momento em que o Santo Padre vai fechar a Porta. Há, também, o aspecto da integração do som e imagem numa única unidade de produção. E teremos mais uma novidade nessa celebração do ponto de vista do som: a Capela Sistina vai executar os cantos a partir da Basílica. Ali estará preparado um local de tomada musical absolutamente inovador. Quem terá a oportunidade de participar através da televisão, poderá ouvir pela primeira vez um som com muito mais ‘imersão’ do ponto de vista musical.

(AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário