11 março, 2015

Audiência: oração dos idosos é um dom para a Igreja


(RV) Quarta-feira, 11 de março, audiência geral com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro. Tema da Catequese: a vocação dos avós e dos idosos na família e na sociedade. Dando continuidade à reflexão sobre os avós, iniciada na semana passada o Santo Padre propôs nesta quarta-feira uma reflexão na qual ele próprio se incluiu devido à sua idade e começou por afirmar que, às vezes, a sociedade descarta os mais velhos mas Deus não o faz. Pelo contrário, oferece-lhes uma graça e uma missão particular:

“É importante sublinhar uma primeira coisa: é verdade que a sociedade tende a descartar-nos, mas certamente não o Senhor. Ele chama-nos a segui-Lo em cada idade e também os idosos têm uma graça e uma missão, uma verdadeira vocação do Senhor.”

O Papa Francisco afirmou ter ficado muito impressionado com a Jornada do Idoso que se celebrou na Praça de S. Pedro no ano passado. Em particular pelos testemunhos apresentados e considerou ser um trabalho ao qual se deve dar continuidade.

Entrando mais no âmago da sua catequese o Santo Padre recordou as figuras de Simeão e Ana que, segundo nos conta o Evangelho, ao reconhecerem o Menino Jesus no Templo, descobriram uma nova força e uma nova vocação: dar graças e testemunho deste sinal de Deus. É, particularmente, no testemunho da oração que os mais velhos se tornam um grande dom para a Igreja – sublinhou o Santo Padre:

“Simeão improvisou um belíssimo hino de júbilo e Ana tornou-se a primeira pregadora de Jesus: ”falava do Menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”.

Coloquemo-nos também nós na senda destes velhos extraordinários – afirmou o Santo Padre – porque “é um grande dom na Igreja a oração dos velhos e dos idosos”.

O Papa Francisco concretizou esta ideia indicando o exemplo de Bento XVI:

“Olhemos para o exemplo do Papa Bento XVI, que decidiu passar a na escuta e na oração a Deus última etapa da sua vida.”

“Através da oração” – considerou o Santo Padre – “agradecem-se os benefícios recebidos, intercede-se pelos anseios das gerações mais jovens, recorda-se aos jovens que uma vida sem amor é um deserto, dá-se ânimo aos jovens angustiados ensinando-lhes que há mais alegria em dar do que em receber”.

O Santo Padre concluiu a sua catequese desejando que possa o diálogo entre jovens e idosos tornar-se para a Igreja uma força para superar o desafio da cultura do descarte.

O Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

Caros peregrinos de língua portuguesa: sede bem-vindos! Faço votos de que as comunidades cristãs ofereçam ao mundo um testemunho de respeito e veneração pelos idosos, conscientes de que eles podem transmitir de um modo privilegiado o sentido da fé e da vida! Obrigado pela vossa presença!

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção! (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário