29 junho, 2020

Angelus: a maior graça é fazer da vida um dom

 
 
“Eis o que pedir a Deus: não só a graça do momento, mas a graça da vida", disse o Papa Francisco ao rezar o Angelus com os fiéis na Praça São de S. Pedro, na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. 
 
Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

O Papa, na sua alocução, comentou o episódio da vida de Pedro em que um anjo o libertou da prisão, salvando-o da morte, mas o mesmo não ocorreu em Roma e a sua vida não foi poupada.

“O Senhor concedeu-lhe muitas graças e o libertou do mal: faz assim também connosco. Ou melhor, com frequência vamos até Ele só nos momentos de necessidade, a pedir ajuda. Mas Deus vê mais longe e convida-nos a ir além, a proicuar não só os seus dons, mas Ele, o Senhor de todos os dons; a confirar-lhe não só os problemas, mas a vida.”

Fazer da vida um dom

A maior graça, disse o Papa, é doar a vida, é fazer da vida um dom. E isso vale para todos, na família, no trabalho e para quem é consagrado. De modo especial, Francisco citou os idosos abandonados pela família, como se fossem "material descartável". "Este é um drama do nosso tempo: a solidão dos idosos."

São Pedro não se tornou heroi por ter sido libertado da prisão, mas por ter dado a vida aqui, transformando um lugar de execuções num lugar de esperança, que é a Basílica Vaticana.
“Eis o que pedir a Deus: não só a graça do momento, mas a graça da vida.”
O segredo da vida feliz é reconhecer Jesus como Deus vivo, "não como uma estátua", porque não importa saber que Jesus foi grande na história e apreciar o que fez, mas importa saber qual o lugar que dou a Ele na minha vida, no meu coração. 

É neste ponto que Jesus diz a Simão: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Foi chamado pedra não porque era confiável, pelo contrário, explicou Francisco, mas porque escolheu construir a vida sobre Jesus, não sobre as suas capacidades.
“É Jesus a rocha sobre a qual Simão se tornou pedra.”
O Papa então concluiu com algumas perguntas aos fiéis:

"E eu, como vivo a vida? Penso só nas necessidades do momento ou acredito que a minha verdadeira necessidade é Jesus, que faz de mim um dom? E como construo a vida, sobre as minhas capacidades ou sobre o Deus vivo? Que Nossa Senhora nos ajude a colocá-Lo na base de cada dia e interceda para que possamos fazer da nossa vida um dom."

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário