30 novembro, 2017

Vós sois uma boa nova: o Papa, aos jovens birmaneses




Rangum (RV) – O Papa Francisco dedicou aos jovens o seu último compromisso em terras birmanesas.Com a missa celebrada na Catedral Santa Maria, em Rangum, Francisco se despediu de Mianmar e, como de costume, com uma mensagem de encorajamento à futura geração.

Com a capacidade para acolher apenas 1.500 pessoas, milhares porém, de fiéis e peregrinos, participaram na mesma da celebração estando do lado de fora da Catedral e até mesmo pelas ruas.

Comoventes cantos da tradição local animaram a cerimónia litúrgica, vivida em espírito de recolhimento pelos jovens vestidos todos com trajes tradicionais.

“Vós, disse Francisco, sois uma boa-nova, porque sois sinais concretos da fé da Igreja em Jesus Cristo, que nos traz uma alegria e uma esperança que jamais terão fim”. Entretanto, questionou o Pontífice, é possível falar de boa-nova quando tanta injustiça, pobreza e miséria estende a sua sombra sobre nós e o nosso mundo?

“Contudo, prosseguiu, gostaria que deste lugar partisse uma mensagem muito clara. Gostaria que as pessoas soubessem que vocês não têm medo de acreditar na boa-nova da misericórdia de Deus, porque essa boa-nova tem um nome e um rosto: Jesus Cristo.”

O Santo Padre pediu então aos jovens para que sejam mensageiros autênticos desta boa-nova perante todos aqueles que precisam das suas orações, solidariedade e paixão pelos direitos humanos, pela justiça e pelo crescimento daquilo que Jesus dá: amor e paz.

Comentando a primeira Leitura, em que São Paulo formula perguntas sobre o anúncio da boa-nova, Francisco disse que como “avô” gostaria de apontar aos jovens o caminho para serem esses mensageiros de Cristo.

Antes de tudo, disse, que falem com Deus na oração, compartilhando com Ele os seus medos e as suas preocupações, os seus sonhos e as suas esperanças.

“Não tenham medo, acrescentou Francisco, de colocar perguntas que levem as pessoas a pensar! Gostaria de pedir-vos para gritarem, mas não com a voz; gostaria que gritassem com a vida, com o coração, de modo a serem sinais de esperança para quem está sozinho.”

Por isso, disse ainda o Papa, “não se atirem para a frente com as próprias forças, mas sigam Cristo. Seja qual for a vossa vocação, eu vos exorto: sejam corajosos, sejam generosos e, sobretudo, sejam alegres!”

Finalmente o Papa confiou todos os jovens à intercessão de Maria e com a saudação em birmanês – Myanmar pyi ko Payarthakin Kaung gi pei pa sei (Deus abençoe Mianmar) – concluiu sob aplausos a sua homilia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário