28 novembro, 2017

Telheiras: Encontrar com Deus em qualquer momento

É a única paróquia no país confiada ao Opus Dei. A Paróquia de Nossa Senhora da Porta do Céu de Telheiras, na cidade de Lisboa, recebeu a Visita Pastoral de D. José Traquina, que desafiou a “encontrar novas propostas” que possam ir ao encontro das famílias.

O Bispo Auxiliar de Lisboa D. José Traquina convidou os casais da Paróquia de Telheiras a nunca deixarem de fazer propostas aos casais que estão mais afastados da Igreja. “É preciso que haja propostas. Várias, diversas. Uma paróquia, uma comunidade cristã, tem de ter propostas pensadas, seja um retiro, uma peregrinação, uma recoleção, um curso de formação, uma missão… Hoje, precisamos muito de ter propostas a nível de Pastoral da Família, e estou convencido que, com imaginação, com criatividade, estas propostas vão dar frutos, que só Deus sabe”, salientou o Bispo Auxiliar, sublinhando que “estas propostas devem ir no sentido do encontro com Cristo”. No âmbito da Visita Pastoral a esta paróquia da Vigararia Lisboa IV, D. José Traquina encontrou-se com um grupo, constituído por seis casais, que tem a missão de dar o curso de preparação para o matrimónio e acompanhar famílias que batizaram os filhos, no último ano. “São pequenos grupos, criados para que as pessoas se sintam acompanhadas”, explicou o pároco, padre João Paulo Pimentel. “Eu chamar-lhe-ia uma equipa de Pastoral Familiar da paróquia”, salientou o Bispo Auxiliar de Lisboa, na tarde do passado Domingo, 19 de novembro, na sala de reuniões da igreja, valorizando “o que uma equipa de Pastoral da Família é e pode fazer em contexto paroquial”. “Em Benfica, quando fui pároco, tinha também uma pequena equipa de Pastoral Familiar que foi, de facto, um bem muito grande”, lembrou.
Neste encontro com os casais da Paróquia de Telheiras, D. José Traquina reforçou a ideia da presença de Deus no casamento. “O nosso ‘Sim’, que nós dizemos na Igreja, quer no sacramento do Matrimónio, quer no sacramento da Ordem, é um ‘Sim’ com a consciência da nossa fragilidade, mas que é dado porque se acredita no Deus da fidelidade, que nos chama. E há muitos casais que não têm isto presente, esquecem-se e não têm presente esta ajuda, não têm presente a ajuda de Deus para o seu casamento”, lamentou.

Significado especial
A celebração de encerramento da Visita Pastoral à Paróquia de Telheiras foi a última Eucaristia dominical que D. José Traquina presidiu enquanto Bispo Auxiliar de Lisboa. “Para mim, esta é uma celebração com significado especial porque será o último Domingo em que celebro nesta condição de Bispo Auxiliar de Lisboa”, manifestou, no início da Missa.Na sua homilia, D. José Traquina recordou os dias vividos em Telheiras, de 16 a 19 de novembro. “Nestes dias tive a graça de presidir às celebrações da Eucaristia, verificando nos dias da semana de quinta e sexta-feira um número significativo de participantes. Na Eucaristia de sábado, tivemos a graça do Batismo, Crisma e Primeira Comunhão de quatro crianças. Nas celebrações e visitas efetuadas fui acompanhado pelo prior, padre João Paulo Pimentel. No exterior da igreja paroquial, visitámos algumas famílias em suas residências e algumas instituições, nomeadamente: o Centro Social da Santa Casa da Misericórdia, o Colégio Mira Rio, as Irmãs Religiosas do Bom Pastor e a Clínica Psiquiátrica de São José das Irmãs Hospitaleiras”, descreveu D. José Traquina.
O Bispo Auxiliar de Lisboa lembrou ainda o desejo antigo da paróquia de construir uma nova igreja. “Ressalta nesta visita o conhecimento do sonho da construção de uma nova Igreja Paroquial em Telheiras. O terreno está à espera, o tempo urge, existe uma comissão a coordenar o processo, é necessário o interesse e o envolvimento da comunidade paroquial e a igreja será construída. Será um marco histórico, um testemunho, uma afirmação de fé da comunidade cristã católica de Telheiras e corresponderá a melhores condições para promover a evangelização e contribuir para o bom ambiente desta zona da cidade de Lisboa”, manifestou.

Sem comentários:

Enviar um comentário