23 outubro, 2017

Diretor da FAO: Papa é imprescindível para um mundo melhor


(RV) Na passada segunda-feira, dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o Papa Francisco visitou a sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, mais conhecida pela sigla FAO e que se localiza em Roma. Na ocasião o Santo Padre alertou para os efeitos das alterações climáticas no drama da fome, criticando quem abandona os Acordos de Paris.

José Graziano da Silva, de nacionalidade brasileira, é o diretor-geral da FAO e em entrevista à Rádio Vaticano afirmou que o Papa com a sua mensagem de fé e de esperança inspira a própria Agenda 2030 das Nações Unidas que propõem um “desenvolvimento sustentável para todos” não deixando “ninguém para trás”. Eis um excerto das suas declarações na reportagem de Bianca Fraccalvieri:

“O Papa foi convidado como um Chefe de Estado. A FAO tem 197 países representados. Temos mais sócios do que a própria ONU em Nova Iorque. E a Santa Sé é um observador aqui na FAO. O Papa é Chefe de Estado, mas todos sabemos que ele é chefe de uma Igreja. Ele é um líder espiritual e nós valorizamos muito a luta das pessoas que têm fé. O Papa transmite essa luta quotidiana e permanente das pessoas que acreditam num mundo melhor, que acreditam em valores: a justiça social, a igualdade e uma melhor distribuição da riqueza.”

“O Papa é hoje uma das pessoas imprescindíveis para construir um mundo melhor. Para levar essa mensagem de fé e de esperança de que nós podemos ter um mundo diferente do que aquele que temos hoje. O mundo não pode ser só de guerra e de desgraça. O mundo tem que ter um lugar, uma oportunidade para as pessoas viverem dignamente. E a agenda das Nações Unidas de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, é exatamente essa agenda holística, essa esperança de encontrar um desenvolvimento sustentável para todos. A Agenda diz claramente: ‘não deixar ninguém para trás’. Esta é a mensagem que o Papa representa.”

José Graziano da Silva está a cumprir o seu segundo e último mandato como diretor-geral da FAO e esta foi a segunda vez que recebeu o Papa Francisco na sede da organização. A primeira foi no dia 20 de novembro de 2014 sempre por ocasião do Dia Mundial da Alimentação.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário