17 abril, 2016

Papa Francisco no Regina Caeli: escutar a voz do Pastor


(RV) Às 12 horas de Roma. O Papa Francisco procedeu a recitação do Regina Caeli na Praça de S. Padro repleta de fiéis e peregrinos provenientes de diversas partes da Itália e do mundo para assistir a celebração. primeiro da Santa missa  na Basílica de S. Pedro e em seguida, do Regina Caeli, neste domingo do Bom Pastor e dia mundial de oração para as vocações ao sacerdócio e  à vida consagrada.

Comentando o Evangelho deste domingo do Bom Pastor, Francisco iniciou por contestualizar o ambiente no qual nasceram as palavras sobre a imagem da ovelha e do pastor pronunciadas por Jesus no Evangelho de hoje : é a festa da dedicação do Templo de Jerusalém que se celebrava no mês de dezembro. E Jesus se encontrava precisamente nos arredores do Templo e é precisamente este espácio sagrado a sugerir-Lhe a imagem da ovelha e do pastor.

Jesus, disse o Santo Padre, se apresenta como “o Bom Pastor” e diz: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão»

«Estas palavras ajudão-nos a compreender que ninguém pode considerar-se discipulo de Jesus, se não escuta a sua voz. E este escutar não deve ser entendido de maneira superficial, mas envolvente até ao ponto de tornar possível um verdadeiro conhecimento recíproco a partir da qual pode provir um seguimento generoso(...) Trata-se de um escutar não só com as orelhas, mas também com o coração»

Portanto, observou o Papa, a imagem do pastor e das ovelhas indica a estreita relação que Jesus quer estabelecer com cada um de nós. Ele é o nosso Guia, o nosso Mestre, o nosso Amigo, o nosso modelo, mas sobretudo é o nosso Salvador. De fato, Jesus afirma: “Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão»

Estas palavras, disse Francisco, comunicam-nos o sentido de segurança e de imensa ternura. A nossa vida está plenamente segura nas mãos de Jesus e do Pai que são uma única coisa: um único amor, uma única misericórdia revelados uma vez por todas no sacrifício da cruz. No mistério da cruz Jesus nos deu a vida, a vida em abundância e este mistério renova-se sempre e com humildade surprendente, na eucarestia. É na eucarestia que as ovelhas se reunem para se alimentarem, é na eucaristia que elas se tornam num só corpo entre eles e em união com o Bom Pastor.

Por isso, concluiu dizendo o Santo Padre, não temos mais medo: a nossa vida é doravante salvada da perdição. Nada e ninguém pode arrebatar-nos das mãos de Jesus precisamente porque nada e ninguém pode vencer o seu amor. O Maligno, esse grande inimigo de Deus e das suas criaturas, não pode realizar nenhum mal contra nós, a não ser que sejamos nós a abrir-lhe as portas da nossa alma, seguindo as suas lusingas, as suas propostas enganadoras.

Que a virgem Maria que escutou e seguiu a voz a do Bom Pastor, nos ajude então a acolher com júbilo, o convite de Jesus a tornarmo-nos seus discípulos e a viver sempre com a certeza de estarmos nas mãos de Deus.

Após o Regina Caeli

Após a recitação do Regina Caeli, o Papa agradeceu “quantos acompanharam com a oração a visita pastoral que realizou ontem, juntamente com o Patriarca Ecuménico de Constantinópla Bartolomeu e o Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Ierónymus, ao campo dos refugiados de Moria, na Ilha grega de Lesbos. Ao mesmo tempo que agradeceu também aos milhares de peregrinos congregados na Praça de S. Pedro, pela sua amável presença e saudou de maneira particular os fiéis  e peregrinos provenientes da Espanha, da Cidade de S. Paulo do Brasil, da Varsávia e  das diversas dioceses da Itália acompanhados dos seus respetivos Bispos.

«Esta noite, disse Francisco, um terremoto violento se verificou no Equador causando númerosas vítimas e tanto danos. Rezemos para aquelas populações e também para as populações do Japão que foram vítimas também de um terremoto nestes dias. Que a ajuda de Deus e dos irmãos conceda a todos força e sustento» disse Francisco.


Finalmente o Papa recordou aos presentes que hoje decorre a Jornada Mundial de Oração para as Vocações. “Somos todos convidados, disse Francisco, a rezar para as vocações sacerdotais e a vida consagrada. Informou ter ordenado esta manhã na Basílica de S. Pedro, onze novos sacerdotes aos quais renovou as sua saudação estendida também aos seus parentes e amigos. E o Papa convidou todos os sacerdotes e seminaristas a participarem do Jubileu dos sacerdotes que será celebrado nos primeiros três dias do próximo mês de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário