22 fevereiro, 2020

Reflexão para o VII Domingo do Tempo Comum: "Chamados à Santidade"


Todos são chamados por Deus à Santidade

No Evangelho, Jesus confirma esta nossa filiação e propõe-nos: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito! Isto fala ele fala depois de nos exortar a uma vida de amor e de perdão em relação ao nosso próximo. 

Pe. Cesar Augusto dos Santos - Cidade do Vaticano 

O Senhor criou-nos para sermos santos e o sermos como Ele é. Todo o filho quer ser igual ao seu pai – se a referência é boa - e a menina tem na sua mãe um modelo a ser seguido.

Do mesmo modo, o Senhor compraz-se que sejamos semelhantes a Ele, pois, de facto, fomos criados à sua imagem e semelhança.

A primeira leitura de hoje, tirada do Levítico diz-nos: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”.

E o que é ser santo? De acordo com a leitura é não ter ódio, é alertar o outro para que não peque, é não ser vingativo, é não guardar rancor e amar o próximo como a si mesmo.

Ser santo é agir de modo diferente das outras pessoas que não conhecem a sua origem divina. Quem sabe de onde vem, qual é sua família e tem consciência disso, porta-se de um modo nobre, porque sabe qual é o valor do seu sangue.

Nós, não apenas fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança, mas fomos lavados pelo sangue de Cristo e renascidos no batismo. Somos verdadeiramente filhos do Santo

No Evangelho, Jesus confirma esta nossa filiação e propõe-nos: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito! Isto ele diz depois de nos exortar a uma vida de amor e de perdão em relação ao nosso próximo. Não retribuir ofensas e agressões, não odiar o inimigo e amá-lo, enfim agir como o Pai.

Por fim, a segunda leitura, a primeira carta de São Paulo aos Coríntios, alerta-nos ao dizer-nos que somos templo do Espírito Santo. São Paulo acrescenta que a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com isso Paulo deseja dizer-nos que o nosso modelo de vida, o nosso parâmetro deverá ser Deus, nosso Pai e Jesus Cristo, o Verbo Encarnado.

Não nos iludamos: os valores mundanos não nos darão a felicidade desejada, só Deus a dará. Somente Jesus tem palavras de vida eterna!

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário