08 fevereiro, 2020

Papa: o carisma da unidade é uma graça para o nosso tempo

 
Bispos no encontro do Movimento dos Focolares 
 
Mensagem do Papa Francisco ao encontro realizado na cidade italiana de Trento pelos cem anos de nascimento de Chiara Lubich. Presentes mais de 140 bispos e cardeais provenientes de 50 países.
 
Michele Raviart - Cidade do Vaticano

Os carismas são "dons do Espírito" e "é bom, portanto, também para os bispos, retornar sempre à escola do Espírito Santo", escreveu o Papa Francisco na mensagem lida pelo cardeal Francis X. Kriengsak Kovithavanij, arcebispo de Bangcoc, dirigida aos sete cardeais e 137 bispos amigos do Movimento dos Focolares, provenientes de 50 países, reunidos em Trento por ocasião do centenário de nascimento da Serva de Deus Chiara Lubich, fundadora do movimento. 

O carisma da unidade

A luz e a força do Espírito, de facto, "guiam para encontrar com misericórdia e ternura aqueles que vivem e sofrem nas periferias existenciais e sociais", e os dons carismáticos, escreve o Papa, "são co-essenciais, juntamente com os dons hierárquicos, na missão da Igreja".

Neste sentido, o carisma da unidade de Chiara Lubich “é uma dessas graças do nosso tempo, que experimenta uma mudança histórica e pede uma reforma espiritual e pastoral simples e radical, que leve a Igreja à fonte sempre nova e atual do Evangelho de Jesus". 

A civilização do amor

Por meio do carisma da unidade, de fato, o Espírito Santo convida a escolher Jesus Crucificado como a única bússola, fazendo-se - escreve o Santo Padre - “um com todos, a partir dos últimos, dos excluídos, dos descartados, para levar a eles a luz, a alegria e paz. O Espírito abre ao diálogo da caridade e da verdade com cada homem e cada mulher, de todas as culturas, tradições religiosas, as convicções ideais, para edificar no encontro a civilização do amor". E precisamente amor é o que se aprende na escola de Maria, onde se aprende que é a única coisa "que vale e permanece". 

Uma contribuição para a colegialidade

"Um carisma ao serviço da Igreja e da humanidade" é o título do encontro e a realidade dos bispos amigos do Movimento dos Focolares, afirmou a presidente Maria Voce, numa mensagem em vídeo, é uma contribuição "para tornar sempre mais efetiva e mais eficaz a colegialidade entre os bispos e entre os bispos católicos e as outras Igrejas.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário