29 janeiro, 2019

Preparação do matrimónio: é preciso ser Igreja e não só, ir à Igreja


Preparação ao matrimónio é uma preocupação do Papa Francisco  (Vatican Media)

O vigário judicial da Diocese de Volta Redonda (RJ), Padre Vanderley Oliveira, lida diariamente com as causas de nulidade matrimonial e reflete sobre a importância da iniciação da vida cristã. 

Bianca Fraccalvieri 

O Papa Francisco voltou a falar da preparação do matrimónio no discurso de inauguração do Ano Judiciário do Tribunal da Rota Romana.
Ao ressaltar que a unidade e a fidelidade são dois bens irrenunciáveis e constitutivos do matrimónio, o Pontífice recomendou que a Igreja esteja próxima das famílias, para acompanhá-las no decorrer da sua formação e desenvolvimento.
“É preciso uma tríplice preparação do matrimónio: remota, próxima e permanente”, disse o Papa. 

O casamento é um ato de fé
O vigário judicial da Diocese de Volta Redonda (RJ), Padre Vanderley Oliveira, partilha as indicações de Francisco.
Lidando diariamente com as causas de nulidade matrimonial, o Padre Vanderley conta casos que exemplificam a falta de sentido de pertença.
“ O casamento é um ato de fé. Se não há fé, as pessoas vão fazer uma dramatização do momento, que não vai continuar, porque não foi um ato de fé, mas apenas um ato social. Muitos casam-se sem conhecimento, mesmo participando na preparação. É como se fosse algo obrigatório: tenho que fazer para me casar. ”
A catequese pré-matrimonial
As pessoas vão à Igreja, mas não são Igreja, afirma o vigário judicial, reafirmando a importância da iniciação da vida cristã:

Leia também:

«Papa - cuidar da unidade e fidelidade, bem precioso do matrimónio»

“As pessoas não têm uma vivência cristã da vida. Então o sacramento é algo desconhecido. Então eles vão fazer a preparação porque têm que casar. Não entra nada. Já dei muita formação: as pessoas dormem, ficam no whatsapp, numa indiferença.... A importância da iniciação da vida cristã: Precisa de uma nova catequese, um novo anúncio, as pessoas perderam a amizade com Cristo, do ser Igreja. Vou à Igreja, mas não sou Igreja, sem sentimento de pertença.”
VN

Sem comentários:

Enviar um comentário