24 janeiro, 2019

JMJ e língua portuguesa congregam jovens peregrinos de Portugal, Angola e Brasil

Esta manhã, 25 de janeiro, a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na Cidade do Panamá, acolheu o Encontro do Portugueses. O idioma português atraiu à celebração não só os jovens portugueses mas também os do Brasil e de Angola.



A alegria do encontro ouvia-se ao longe, fora da Igreja de Lourdes, onde os jovens foram chegando em grupos, cedo, para celebrar a sua fé e devoção. Às bandeiras vermelhas e verdes de Portugal juntaram-se as as cores das bandeiras do Brasil e de Angola.

À chegada dos pastores, deu-se início à celebração da eucaristia, que foi animada musicalmente por um grupo de jovens da diocese do Algarve.

Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, presidiu à celebração. Concelebraram o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, D. Joaquim Mendes; e os bispos das dioceses portugueses de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro; Coimbra, D. Virgílio Antunes; Guarda, D. Manuel Felício, e o bispo auxiliar da arquidiocese de Braga, D. Nuno Almeida. Destaque-se ainda a grande presença de sacerdotes portugueses.

Durante a homilia, no dia em que a Igreja celebra a Festa S. Paulo, Dom Manuel Clemente lembrou a conversão deste apóstolo como um dos mais fortes exemplos da entrega total a Deus.

“A conversão é isto mesmo, é ficarmos tocados pela vida entregue de Jesus Cristo e entregarmos por ele a nossa vida também à causa de Deus e do Evangelho”, disse o cardeal português. 

Os jovens peregrinos foram exortados por D. Manuel Clemente a repetir naquele momento em voz alta e depois na vida quotidiana, com gestos concretos, as palavras de S. Paulo: ““Já não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.

JMJ 2019

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário