07 janeiro, 2019

O Papa aos diplomatas: nacionalismos não prevaleçam sobre a justiça e o direito



O fio condutor do discurso do Papa Francisco foi um apelo a reavivar a amizade e a colaboração entre as nações, promovendo o sistema multilateral hoje em dificuldade, e procurando soluções comuns para o bem de todos os povos. 

Bianca Fraccalvieri - Cidade do Vaticano 

Realizou-se na manhã desta segunda-feira (07/01) uma das audiências mais importantes no Vaticano: o Papa Francisco recebeu os membros do corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé para as felicitações de ano novo.
Como é tradição, no seu discurso o Pontífice faz uma análise da conjuntura internacional, com considerações sobre acontecimentos passados e desafios no futuro próximo. 

Diplomacia

Esta também é a ocasião em que o Papa cita os acordos estipulados com a Santa Sé no decorrer do último ano e os países visitados recentemente e a serem visitados nos próximos meses: Panamá, Marrocos e Emirados Árabes Unidos.
“A Santa Sé não pretende imiscuir-se na vida dos Estados, mas aspira a ser uma ouvinte solícita e sensível das problemáticas que dizem respeito à humanidade, com o propósito sincero e humilde de se colocar ao serviço do bem de todo o ser humano”, afirmou Francisco, reforçando a tradição diplomática da Santa Sé.
De facto, a Santa Sé mantém relações com 183 Estados, além da União Europeia e da Soberana Militar Ordem de Malta.

Ver também:
“Premissa indispensável para o sucesso da diplomacia multilateral são a boa vontade e a boa-fé dos interlocutores”, declarou o Pontífice, manifestando a sua preocupação com o ressurgimento de tendências nacionalistas, com a busca de soluções unilaterais e a opressão do mais fraco pelo mais forte. A globalização deve ser uma oportunidade de desenvolvimento e não desencadear novas formas de colonização.
“A paz não é jamais um bem de parte, mas abraça todo o género humano”, recordou o Papa, sendo o respeito pela dignidade de cada ser humano o fundamento para toda a convivência realmente pacífica.
Para Francisco: o bom político não deve ocupar espaços, mas iniciar processos.

A defesa dos mais fracos

O Papa manifestou a sua preocupação com alguns temas e países, como por exemplo a “amada Nicarágua, cuja situação acompanha de perto com esperança”.
Ainda na América Latina, o Pontífice mencionou a Venezuela e agradeceu o acolhimento de migrantes por parte da Colombia.
Entre as pessoas sem voz do nosso tempo, Francisco lembrou as vítimas de guerras em curso, especialmente na Síria e em alguns países africanos, como Mali, Níger e Nigéria. Iemen e Iraque que também foram citados.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário