19 maio, 2018

Papa: "Estamos na terra para ser missão"


Mensagem de 2018 é dirigida especialmente aos jovens 

Na mensagem para o Dia Mundial das Missões 2018, Francisco ressalta a propagação da fé por atração e afirma que ao amor, e à sua expansão, não se pode colocar limites. Este ano, a data coincide com a celebração do Sínodo para a Juventude. 

Cidade do Vaticano 

O Vaticano divulgou sábado (19/05) a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, que este ano será celebrado a meio da realização do Sínodo dos Jovens, no dia 21 de outubro. “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”, é o título do texto. 

A vida é uma missão
Propondo os dois movimentos que o nosso coração sente como forças interiores, “ser atraídos e ser enviados”, o Papa menciona inicialmente a sua exortação Evangelii gaudium e convida cada um de nós a refletir sobre a missão que Jesus nos confiou: «Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo». 

Anunciemos Jesus Cristo
A partir da sua experiência pastoral de contacto direto com o sofrimento e a pobreza, o Papa exorta os jovens a não terem medo de Cristo e da sua Igreja: “Graças à fé, encontrei o fundamento dos meus sonhos e a força para os realizar”, revela, sugerindo que é sempre bom questionar-mo-nos, diante de cada circunstância: “O que faria Cristo no meu lugar?”. 

Transmitir a fé até aos últimos confins da terra
Crescer na graça da fé integra-nos num fluxo de gerações de testemunhas e na convivência das várias idades da vida, a missão da Igreja constrói pontes intergeracionais. Neste sentido, Francisco ressalta a propagação da fé por atração e afirma que ao amor, e à sua dilatação, não se pode colocar limites.

Esta expansão gera o encontro, a partilha na caridade com todos aqueles que, longe da fé, se mostram indiferentes e que constituem a periferia mais desolada da humanidade carente de Cristo:
“ Toda a pobreza material e espiritual, toda a discriminação de irmãos e irmãs é sempre consequência da recusa de Deus e do seu amor ”
Embora vivamos num mundo digital, em que redes sociais nos envolvem, diluem fronteiras, cancelam margens e distâncias, reduzindo as diferenças, nunca estaremos imersos numa verdadeira comunhão de vida sem o dom que inclua as nossas vidas: “A missão até aos últimos confins da terra requer o dom de nós próprios na vocação que nos foi dada por Aquele que nos colocou nesta terra”, afirma o Papa, completando que "para um jovem que quer seguir Cristo, o essencial é a busca e a adesão à sua vocação”. 

Testemunhar o amor
O Pontífice agradece às paróquias, às associações, aos movimentos e comunidades religiosas, as mais variadas expressões de serviço missionário que permitem encontrar, pessoalmente, Cristo vivo na Igreja.
Veja também (clique na imagem)
cq5dam.thumbnail.cropped.750.422
Dia Mundial 2018 - texto integral
Para Francisco, formas de serviço como o voluntariado missionário são um começo fecundo e podem ajudar no discernimento vocacional. Concretamente, ele cita as Pontifícias Obras Missionárias, que apoiam o anúncio do Evangelho a todos os povos, contribuindo para o crescimento humano e cultural de muitas populações sedentas de Verdade.

Concluindo a mensagem, o Papa lembra que o Sínodo dedicado à Juventude será mais uma oportunidade para tornar os jovens “discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão até aos últimos confins da terra”. E pede a intercessão e o acompanhamento de Maria, Rainha dos Apóstolos, dos Santos Francisco Xavier e Teresa do Menino Jesus e do Beato Paulo Manna.

 VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário