27 outubro, 2017

“Se levarmos a Palavra, a Palavra permanece”

“Alimentar grupos de leitura e de reflexão”, à semelhança do Sínodo Diocesano 2016, foi o desejo do Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL) com a publicação do ‘Guia de leitura, estudo e reflexão da Exortação Verbum Domini do Papa Bento XVI’.

A publicação do ‘Guia de leitura, estudo e reflexão da Exortação Verbum Domini do Papa Bento XVI’, da autoria do padre Ricardo Figueiredo, pretende ser um instrumento que ajude os cristãos a trabalhar o tema do ano pastoral 2017-18, ‘Fazer da Palavra o lugar onde nasce a fé’. O documento do Papa Emérito foi a base da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), do Papa Francisco, publicada em 2013, e “inspiração básica do nosso Sínodo Diocesano”, lembrou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na carta aos diocesanos no início deste ano pastoral.
Para o Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL), este guia de leitura vai “buscar os pontos que mais impacto têm no do nosso programa pastoral diocesano, sem ser exaustivo no tratamento da exortação”, refere o padre Nuno Tavares, secretário da direção do IDFC-PL. “Era nosso desejo alimentar grupos de leitura e de reflexão, à semelhança daqueles que foram os grupos do Sínodo Diocesano 2016. A nosso ver, o livro tem três mais valias: a primeira, é o facto de ser uma abordagem simples e altamente pedagógica; a segunda, o tamanho da letra é grande e, por isso, ótima para leitura; a terceira, é o facto de ter uma proposta de trabalho para ajudar a sedimentar aquilo que se leu. Claro que não substitui a leitura de toda a exortação de Bento XVI, mas é um ótimo apêndice”, classifica o padre Nuno, lembrando que esta publicação “funciona bem” para consulta em grupos, “até porque a Bíblia foi escrita para ser escutada e não só para ser lida”.

Documento profético
O documento de Bento XVI que foi publicado dois anos após ter terminado o Sínodo sobre a Palavra de Deus, que decorreu em 2008, “é um documento muito cuidado que o Papa procurou conjugar o máximo possível, não só com o que saiu da assembleia sinodal, mas também com o diálogo inter-religioso que surgiu, sobretudo com os judeus. De tal modo que existe um comentário de um rabino que disse que, pela primeira vez, víamos a Igreja Católica a tratar bem o Antigo Testamento. Pela primeira vez também muitos católicos perceberam que aquela é a nossa herança, que é a nossa tradição, a nossa história, que nós estamos ali. Por tudo isso, trata-se de uma Exortação Apostólica importantíssima”, garante este responsável, salientando o facto de este documento quase ter “ficado no esquecimento”, não fossem alguns documentos papais, tais como a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, terem-no como base da sua redação.
A Palavra de Deus acabou por ser um dos temas predominantes no Concílio Vaticano II. A Constituição Dei Verbum (Palavra de Deus) “abriu as portas” para um maior entendimento das escrituras, na Igreja. Segundo o padre Nuno Tavares, “a Igreja não fez bem ao não preparar as pessoas para lerem a Bíblia. Uma falta de preparação é terrível”, salienta este responsável, garantindo que a constituição conciliar acabou por se tornar “profética” para os tempos que viriam. Na Verbum Domini, Bento XVI esclarece, em três âmbitos, o lugar da Palavra de Deus. “A Palavra de Deus em si mesma; a Palavra de Deus na Igreja; a Palavra de Deus para o mundo. É curioso porque este mesmo percurso faz com que seja como um sino a ressoar mas com notas diferentes, numa grande harmonia”, sublinha o padre Nuno Tavares.
  • Leia a reportagem completa na edição do dia 29 de outubro (Domingo da Palavra) do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.

  • O ‘Guia de leitura, estudo e reflexão da Exortação Apostólica Verbum Domini, do Papa Bento XVI’, da autoria do padre Ricardo Figueiredo e publicado pela Paulus Editora, em colaboração com o Instituto Diocesano da Formação Cristã, tem o custo de 7,5€ e está à venda na Livraria Nova Terra, no Patriarcado de Lisboa (218810568) e em http://paulus.pt/guia-de-leitura-estudo-e-reflexao.

  • IDFC-PL disponibiliza desdobráveis formativos
O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa publicou também dois desdobráveis, dedicados à Palavra de Deus. O primeiro, ‘A Bíblia – Um tesouro a descobrir’, apresenta um conjunto de perguntas, respostas e sugestões para conhecer melhor o livro mais lido do mundo. O segundo, ‘Como ler os Evangelhos’, fundamenta a origem dos Evangelhos e orienta a leitura dos textos. Ambas as publicações apresentam sugestões para outros subsídios relacionados com o tema. Os desdobráveis estão disponíveis, de forma gratuita, no IDFC-PL (Rua Camilo Castelo Branco, nº. 4, Lisboa 1150-084).

  • IDFC-PL: Próximas formações
 O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa vai iniciar, no próximo dia 6 de novembro, dois módulos formativos, dedicados à Palavra de Deus: ‘Introdução à Leitura Orante da Palavra’, na igreja de Algueirão, e ‘Os quatro Evangelhos – Descubra as diferenças’, na igreja de São Julião da Barra.
Informações: 213558026; http://idfc.patriarcado-lisboa.pt; idfc@patriarcado-lisboa.pt


Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário