.
Cidade do Vaticano
Papa encontrou a vida consagrada na Catedral de Kaunas
(ANSA)
Recordem os
vossos mártires. Tomem o seu exemplo, não tenham medo. Falando hoje com os vossos
bispos, diziam eles, como se pode fazer para reintroduzir a
causa de beatificação de tantos de quem não temos documentos, mas
sabemos que são mártires. É uma consolação. É bonito ouvir isto. A
preocupação por aqueles que nos deram testemunho. São os Santos!".
Cidade do Vaticano
"Gostaria de falar sobre um sentimento que tenho. Olhando para vocês, vejo
muitos mártires atrás de vós. Mártires anónimos, no sentido de que nem
sabemos onde eles foram enterrados".
A Catedral de S. Pedro e S. Paulo em Kaunas, na Lituania, foi o local
do encontro do Papa com a vida consagrada. Com eles, Francisco partilhou “alguns traços característicos da esperança à qual
sacerdotes, seminaristas, consagrados e consagradas”, são chamados a
viver. A Catedral de Kaunas foi a primeira grande construção gótica da
Lituania e remonta ao ano de 1413, segundo algumas fontes escritas.
O Pontífice foi recebido com efusivos aplausos pelos presentes, no
meio à cânticos religiosos. Mas antes de se pronunciar, dirigiu-se a uma
capela lateral onde depositou flores aos pés de uma imagem de Nossa
Senhora, detendo-se então em oração diante do Tabernáculo. No local
estavam presentes algumas religiosas de clausura. Francisco dirigiu-lhes algumas palavras em italiano, sendo traduzido em lituano por um
sacerdote.
Ver também
Papa: à vida consagrada, na Catedral de Kaunas - texto integral
"Também alguém de vós: eu cumprimentei alguém [de vós], [que]
soube o que era a prisão. Vem-me à mente uma palavra para começar: não
esqueçam, recordem-se. Vós sois filhos dos mártires. Essa é vossa força. E
o espírito do mundo não venha para vos dizer outra coisa diferente
daquela que vossos antepassados viveram".
"Recordem os vossos mártires, insistiu. Tomem o seu exemplo,
não tenham medo. Falando hoje com os bispos, vossos bispos, disseram:
"Como podemos apresentar a causa da beatificação para muitos dos quais
não temos documentos, mas sabemos que eles são mártires?" É um consolo, é
bonito ouvir isto: a preocupação por aqueles que nos deram testemunho.
São os Santos".
Ao retomar o discurso escrito, o Papa recordou que Paulo repetiu três
vezes a palavra “gemer” - geme-se pela escravidão da corrupção, pelo
anseio à plenitude – dizendo aos presentes, “que seria bom perguntar se
aquele gemido está presente em nós ou se, pelo contrário, já nada grita
na nossa carne, nada anela pelo Deus vivo”:
“O gemido da corça sequiosa por falta de água deveria ser o nosso
na busca da profundidade, da verdade, da beleza de Deus. Talvez a
«sociedade do bem-estar» nos tenha deixado demasiadamente saciados,
cheios de serviços e de bens, e encontramo-nos «pesados» de tudo e
cheios de nada; talvez nos tenha deixado aturdidos ou dissipados, mas
não cheios. Somos nós, homens e mulheres de especial consagração,
aqueles que não podem jamais permitir-se à perda daquele gemido, daquela
inquietude do coração que só no Senhor encontra repouso”.
“Nenhuma informação imediata – enfatizou o Papa - nenhuma
comunicação virtual instantânea pode privar-nos dos tempos concretos,
prolongados, para conquistar – é precisamente disto que se trata: de um
esforço constante – um diálogo diário com o Senhor através da oração e
da adoração”. Trata-se de cultivar o nosso desejo de Deus, como
escrevia São João da Cruz.
Mas “este gemido – continuou - deriva também da contemplação do mundo
dos homens, sendo um apelo à plenitude face às necessidades
insatisfeitas dos nossos irmãos mais pobres, perante a falta de sentido
da vida dos mais novos, a solidão dos idosos, os abusos contra o meio
ambiente. É um gemido que procura organizar-se para influenciar os
acontecimentos duma nação, duma cidade; não como pressão ou exercício de
poder, mas como serviço”.
“O grito do nosso povo deve-nos importunar como a Moisés, a quem Deus
revelou o sofrimento do seu povo no encontro junto da sarça ardente”,
disse o Pontífice, recordando que “escutar a voz de Deus na oração
faz-nos ver, ouvir, conhecer o sofrimento dos outros para os podermos
libertar. Mas de igual modo devemos sentir-nos importunados quando o
nosso povo deixou de gemer, deixou de procurar a água que mata a sede. É
hora também para discernir o que está a anestesiar a voz do nosso
povo”:
“O clamor que nos faz procurar Deus na oração e na adoração é o
mesmo que nos faz escutar o lamento dos nossos irmãos. Eles «esperam» em
nós e, a partir dum discernimento atento, precisamos de nos organizar,
programar e ser ousados e criativos no nosso apostolado. Que a nossa
presença não seja deixada à improvisação, mas dê resposta às
necessidades do povo de Deus e seja, assim fermento na massa”.
A segunda característica de que fala o Apóstolo, é a “constância”,
“constância no sofrimento, constância em perseverar no bem. Isto
significa estar centrados em Deus, permanecendo firmemente enraizados
n’Ele, ser fiéis ao seu amor”.
O Papa recordou então o testemunho dos mais idosos nesta “constância no sofrimento”:
“A violência usada contra vós por terem defendido a liberdade civil e
religiosa, a violência da difamação, o cárcere e a deportação não
puderam vencer a vossa fé em Jesus Cristo, Senhor da história. Por isso,
tendes tanto a dizer-nos e ensinar-nos, e muito também a propor, sem
precisar de julgar a aparente fraqueza dos mais jovens”.
E aos mais jovens recomendou que quando se depararem com “as
pequenas frustrações” que tiram o ânimo, levando ao fecharem-se em si
mesmos, levando “a comportamentos e evasões que não são coerentes” com a
consagração, procurem as suas raízes e busquem olhar “o caminho percorrido
pelos idosos”:
“São precisamente as tribulações que delineiam os traços
distintivos da esperança cristã, porque, quando é apenas uma esperança
humana, podemos sentir-nos frustrados e esmagados com o fracasso; mas
não acontece o mesmo com a esperança cristã: esta sai mais límpida, mais
experimentada do crisol das tribulações”.
Mesmo que os tempos sejam outros e a vida vivida noutras
estruturas, o Papa afirma que “estes conselhos são melhor assimilados
quando as pessoas que viveram aquelas duras experiências não se fecham,
mas partilham-nas aproveitando os momentos comuns”.
O identificar-se com Cristo, participar comunitariamente no seu destino, é a terceira característica ressaltada por Paulo, para quem “a
salvação esperada não se limita a um aspeto negativo – libertação duma
tribulação interna ou externa, temporal ou escatológica –, mas a ênfase
está colocada em algo altamente positivo: a participação na vida
gloriosa de Cristo, a participação no seu Reino glorioso, a redenção do
corpo”.
Trata-se, portanto, de vislumbrar o mistério do projeto único e
irrepetível que Deus tem para cada um. Pois não há ninguém que nos
conheça e nos tenha conhecido tão profundamente como Deus; por isso Ele
nos destinou para algo que parece impossível, aposta sem possibilidade
de erro que reproduzamos a imagem do seu Filho. Ele colocou as suas
expectativas em nós, e nós esperamos n’Ele. Um «nós» que integra, mas
também supera e excede o «eu».
Devemos interrogar-nos novamente, diz Francisco: “Que nos pede o
Senhor? Quais são as periferias que mais precisam da nossa presença,
para lhes levar a luz do Evangelho?”:
“No barco da Igreja, estamos todos, sempre a procurar clamar a Deus, ser constantes no meio das tribulações e ter Cristo Jesus como objeto da nossa esperança.
E este barco reconhece no centro da sua missão o anúncio da glória
esperada que é a presença de Deus no meio do seu povo, em Cristo
ressuscitado, e que um dia, ansiosamente esperado por toda a criação, se
manifestará nos filhos de Deus. Este é o desafio que nos impele: o
mandato de evangelizar. É a razão da nossa esperança e alegria”.
VATICAN NEWS
Sem comentários:
Enviar um comentário