20 setembro, 2018

Papa: enfrentar os desafios da Igreja "sem a mania de grandeza"

.
Papa em audiência com os Filhos de Santa Maria Imaculada  (Vatican Media)

A segunda audiência do Papa Francisco, nesta quinta-feira (20/09) foi aos filhos de Santa Maria Imaculada, que organizaram um Congresso por ocasião dos 150 anos da morte do Ven. Giuseppe Frassinetti. 

Cidade do Vaticano 

A segunda audiência do Papa Francisco, nesta quinta-feira (20/09) foi aos filhos de Santa Maria Imaculada, que organizaram um Congresso por ocasião dos 150 anos da morte do Ven. Giuseppe Frassinetti.

No seu discurso, o Papa manifestou a sua satisfação pela participação de leigos e clero no Congresso, “um dos sinais dos tempos da Igreja de hoje. Eu vos exorto a continuarem neste caminho”, disse Francisco. 

Fidelidade ao carisma

O Papa recordou que a Igreja não se cansa de exortar os religiosos a uma fidelidade dinâmica à própria identidade carismática. Esta fidelidade requer constante discernimento, escuta e diálogo.

Francisco destacou as virtudes de Giuseppe Frassinetti, que encorajava a um caminho humilde, sereno e corajoso na sequela de Cristo, oferecendo-se completamente a Ele. 

Juventude

Ressaltando a dimensão educativa e juvenil deste carisma, o Papa convidou a uma participação espiritual no próximo Sínodo dos Bispos sobre o tema da juventude.

“Pe. Frassinetti, tal como o seu amigo Dom Bosco, compreendeu o papel estratégico das novas gerações numa sociedade dinâmica e projetada no futuro. Eu vos exorto a amar as novas gerações, a serem companheiros de viagem do seu caminho às vezes confuso, mas rico de sonhos, porque são também eles parte do chamamento de Deus.” 

Sem a mania de grandeza

Francisco conclui com um encorajamento diante dos desafios cruciais que a Igreja está a viver.

“É importante que estejam presentes neste processo, sem mania de grandeza, mas com o desejo de fazer todo o possível, mantendo no coração a atitude evangélica dos servos inúteis. Não se deixem desencorajar.”


Ouça a reportagem com a voz do Papa Francisco

 VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário