15 julho, 2018

Papa: missionário deve estar amparado unicamente em Cristo

 
 Papa Francisco na janela do apartamento pontifício  (ANSA)
 
“O bastão e as sandálias são a dotação dos peregrinos, porque assim são os mensageiros do reino de Deus, não gestores omnipotentes, não funcionários estáveis, não divos em turnê”. A missão tem um centro e a missão tem um rosto: estes são os dois pontos que resumem o "estilo missionário" destacado pelo Papa Francisco no Angelus deste domingo.
 
Cidade do Vaticano

Discípulos “livres e leves, sem apoios e sem favores”, ancorados unicamente no amor “d’Aquele que os envia” e fortes “somente na sua palavra que irão anunciar”. Este é o rosto que deve ter o discípulo missionário.

Inspirado no Evangelho do dia de São Marcos, que narra o momento em que Jesus envia os doze em Missão, o Papa Francisco refletiu sobre os dois pontos do estilo missionário: a missão tem um centro e um rosto.

“O discípulo missionário tem antes de tudo - explicou o Papa -  o seu centro de referência, que é a pessoa de Jesus”, como comprova a narrativa pela série de verbos usados a Ele, referidos. Assim, o seu modo de agir “parece como que irradiando de um centro, a recorrência da presença e da obra de Jesus na sua ação missionária”:

Veja também



Isto mostra como os Apóstolos não têm nada de próprio para anunciar, nem a própria capacidade de demonstrar, mas falam e agem como "enviados", como mensageiros de Jesus. É precisamente o Batismo que nos torna missionários. Um batizado que não sente a necessidade de anunciar o Evangelho, de anunciar Jesus, não é um bom cristão”.

Este episódio do Evangelho diz respeito também a todos os batizados, chamados a testemunhar nos vários ambientes da vida, o Evangelho de Cristo:

“E também para nós esta missão é autêntica, somente a partir do seu centro imutável que é Jesus. Não é uma iniciativa individual dos fiéis, nem dos grupos e nem mesmo das grandes agremiações, mas é a missão da Igreja inseparavelmente unida ao seu Senhor. Nenhum cristão proclama o Evangelho "por si mesmo", mas somente enviado pela Igreja que recebeu o mandato do próprio Cristo”. 

A missão tem um rosto
“A segunda característica do estilo do missionário é, por assim dizer, um rosto, que consiste na pobreza dos meios”, disse Francisco, ressaltando que “o seu equipamento atende a um critério de sobriedade”. Por isso, de facto, os Doze têm a ordem de "não levar nada além de um bordão para a jornada: nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto":

“O Mestre os quer livres e leves, sem apoios e sem favores, seguros somente do amor d’Aquele que os envia, fortes somente de sua palavra que irão anunciar”.
“ O bastão e as sandálias são a dotação dos peregrinos, porque assim são os mensageiros do reino de Deus, não gestores omnipotentes, não funcionários estáveis, não divos em turnê. ”
O Pontífice recordou então os muitos Santos da Diocese de Roma, da qual é bispo, que tinham este rosto, como São Filipe Neri, São Benedito José Labre, Santo Aléssio, São Gaspar Del Bulfalo e tantos outros. “Não eram funcionários ou empreendedores, mas humildes trabalhadores do Reino”. 

História de Jesus, prefigura destino do seu mensageiro
Mas a evangelização requer também a coragem, que somente pode ser encontrada se “estivermos unidos a Ele, morto e ressuscitado”:

E a esse "rosto" também pertence a maneira pela qual a mensagem é acolhida: de facto, pode acontecer que ela não seja acolhida ou escutada. Isto também é pobreza: a experiência do fracasso. A história de Jesus, que foi rejeitado e crucificado, prefigura o destino do seu mensageiro”.
 
“Que a Virgem Maria, primeira discípula e missionária da Palavra de Deus, nos ajude a levar ao mundo a mensagem do Evangelho numa exultação humilde e radiante, para além de toda a rejeição, incompreensão ou tribulação."

Após rezar o Angelus, o Papa Francisco saudou os milhares de fiéis e turistas presentes na Praça São Pedro, em particular as Irmãs do Preciosíssimo Sangue de Monza, as noviças das Filhas de Maria Auxiliadora provenientes de diversos países e os jovens polacos da diocese de Pelplin (Polónia), que participam ñum curso de exercícios espirituais em Assis.

Texto original, em italiano: https://is.gd/EtRhyk


Ouça e partilhe!
 
 
VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário