21 julho, 2018

Padre Douglas: "O Evangelho da Família, alegria para o mundo"

 
Família unida 
 
«O Evangelho continua a ser alegria para o mundo?»; e a família: «Continua a ser uma boa notícia para o mundo de hoje?». O Papa responde dizendo que sim, ele acredita que a família, que tenha o fundamento na Rocha do Evangelho de Jesus, é evangelho para o mundo.
 
Padre Douglas de Freitas - Cidade do Vaticano

Caros amigos e amigas, ouvintes da Rádio Vaticano, Vatican News, em língua portuguesa espalhados em todo o mundo. Continuamos hoje a nossa série sobre o encontro mundial das Famílias que acontecerá nos dias 21 e 26 de agosto próximo, em Dublin, na Irlanda. Hoje especialmente falaremos sobre a convocação, ou melhor, o convite que o Papa Francisco dirige às famílias do mundo para se prepararem e participarem nesse grande evento e, destaco, que ele confirmou presença.

Em março do ano passado o Papa escreveu uma carta ao Cardeal de Dublin [sua Em. Kevin  ] e fixou a data (que já conhecemos, e não esqueçamos de anotar na agenda) e o tema do encontro que é: O Evangelho da Família, Alegria para o mundo. Já no tema se revelam duas palavras chaves do magistério do Papa Francisco: Alegria e Evangelho, contudo se olharmos mais delicadamente será clara uma terceira palavra: Família.

O convite ao encontro

Foi sempre uma preocupação constante do magistério do Papa  Francisco a realidade familiar. Podemos recordar-nos de uma entrevista, quando voltava da terra Santa, e questionado do: «porquê um Sínodo sobre as famílias?», o papa respondeu que gostaria de saber o que Jesus traz às famílias hoje. O convite ao encontro, portanto, considerando essas três palavras chaves do magistério do Papa, coloca-nos no centro e em comunhão colaborativa com os temas importantes a Francisco.

O desejo do papa, como ele expressa na carta, é: «[...] que as famílias tenham modo de aprofundar as próprias reflexões e as próprias partilhas sobre os conteúdos da Exortação Apostólica Post-Sinodal Amoris Laetitia». E para a preparação ofereceu duas perguntas: «O Evangelho continua a ser alegria para o mundo?»; e a família: «Continua a ser uma boa notícia para o mundo de hoje?». O Papa responde dizendo que sim, ele acredita que a família, que tenha o fundamento na Rocha do Evangelho de Jesus, segundo o projeto de Deus, é evangelho para o mundo e parte da nova evangelização que comunica o amor e a misericórdia de Deus aos homens.

Assim, caros amigos e amigas, somos convidados a participar com o Papa Francisco no encontro e refletir aquilo que é o centro da preocupação do magistério hoje (Evangelho - Alegria - Familia), preparar-nos, aprofundando os temas propostos na Amoris Laetitia, e responder entre nós [nas paróquias, nos grupos de família, com os amigos], as perguntas que o Papa nos fez.

Ouça a meditação

ORAÇÃO DO ENCONTRO

Deus, nosso Pai,
Somos irmãos e irmãs em Jesus, teu Filho,
Uma família, no Espírito do teu amor.
Abençoa-nos com a alegria do amor.
Faz-nos pacientes e compassivos Amáveis e generosos,
Acolhendo os que mais precisam.
Ajuda-nos a viver o teu perdão e a tua paz.
Protege todas as famílias com o cuidado do teu amor
Especialmente aqueles por quem rezamos agora:

[Fazemos uma pausa para lembrar, pelo nome, membros da família e outras pessoas]

Aumenta a nossa fé,
Fortalece a nossa esperança,
Protege-nos com o teu amor,
Faz-nos sempre agradecidos pelo dom da vida que partilhamos.
Isto te pedimos, por Cristo nosso Senhor Amém.

Maria, mãe e guia, rogai por nós.
São José, pai e protetor, rogai por nós.
Santos Joaquim e Ana, rogai por nós.

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário