10 junho, 2018

Papa: "Acusar alguém por inveja é veneno mortal"

.
 Francisco alertou para a malícia premeditada que destrói a boa fama do outro 

Diante da Praça São Pedro completamente tomada por fiéis, romanos e turistas, o Papa Francisco fez a sua reflexão deste domingo (10/06) comentando o Evangelho de Marcos, que narra os dois tipos de incompreensão que Jesus enfrentou: a dos escribas e a dos seus próprios familiares. 

Cidade do Vaticano 

“Pode acontecer que a forte inveja pela bondade ou pelas boas ações de alguém leve uma pessoa a acusar falsamente outra. Este é o verdadeiro veneno mortal: a malícia premeditada que destrói a boa fama do outro”.

Diante da Praça São Pedro completamente tomada por fiéis, romanos e turistas, o Papa Francisco fez a sua reflexão deste domingo (10/06) comentando o Evangelho de Marcos. Como explicou, a liturgia do dia apresenta dois tipos de incompreensão que Jesus enfrentou: a dos escribas e a de seus próprios familiares, uma “advertência para todos nós”. 

A tentação de falar mal do outro
“Deus nos liberte desta terrível tentação... e se examinando a nossa consciência, percebermos que esta semente maligna está a germinar dentro de nós, corramos a confessá-lo ao sacramento da Penitência, antes que cresça e produza péssimos efeitos. Isto é incurável”.

Francisco recordou que os escribas eram homens instruídos na lei e nas Sagradas Escrituras e encarregados de explicá-las ao povo. Alguns deles foram enviados à Galileia, onde a fama de Jesus começava a alastrar-se, “para desacreditá-lo, serem mexeriqueiros e destruí-lo”.

  
Jesus reage com palavras forte
“Estes escribas chegaram com uma acusação terrível. Diziam que Jesus estava possuído por Belzebu e que expulsava os demónios pelo príncipe dos demónios. Isto queria dizer mais ou menos ‘este homem é um endiabrado’. De facto, Jesus curava muitos doentes... mas queriam fazer crer que Ele o fazia com o Espírito de Satanás”.

 Jesus não tolerou isso e reagiu com palavras fortes, pois os escribas, talvez sem dar~em conta, estavam a cair no pecado mais grave: negar e blasfemar o Amor de Deus que existe e atua em Jesus.
“ O pecado contra o Espírito Santo é o único pecado imperdoável, porque parte do fechamento do coração à misericórdia de Deus que age em Jesus ”
Acrescentando espontaneamente, o Papa exortou:

“Fiquem atentos, porque este comportamento destrói famílias, amizades, comunidades e até mesmo a sociedade”. 

Uma família unida pelo respeito ao Senhor
Em seguida, Francisco evidenciou outra incompreensão sofrida por Jesus: a dos seus familiares, “que estavam preocupados porque a sua nova vida de itinerante lhes parecia uma loucura e ele não tinha nem tempo para comer”. Quando o procuram para levá-lo de volta a Nazaré, Jesus olha para as pessoas que estavam à sua volta e afirma: “Eis minha mãe e meus irmãos!". 
“ Aquele que faz a vontade de Deus é irmão, irmã e mãe para mim ”
“Jesus formou uma nova família, não mais baseada em relações naturais, mas na fé Nele, no seu amor que nos acolhe e nos une, no Espírito Santo. Todos aqueles que acolhem a palavra de Jesus são filhos de Deus e irmãos entre si”, destacou Francisco, segundo quem “aquela resposta de Jesus não foi uma falta de respeito por sua mãe e seus parentes; ao contrário. Para Maria, foi o maior reconhecimento, porque precisamente ela é a perfeita discípula que obedeceu totalmente à vontade de Deus”.

Ouça e partilhe

 VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário