13 junho, 2018

Papa propõe uma 'sã inquietude' para os jovens

 
20 mil participaram da audiência geral  (Vatican Media)
 
Nesta quarta-feira (13/06), o Papa Francisco reuniu-se com fiéis, turistas e romanos na Praça de São Pedro e iniciou um novo ciclo de catequeses sobre os Mandamentos. "Se os jovens não forem famintos de vida autêntica, para onde irá a humanidade?".
 
Cidade do Vaticano

Nesta quarta-feira (13/06), o Papa Francisco reuniu-se com fiéis, turistas e romanos na Praça de São Pedro e iniciou um novo ciclo de catequeses sobre os Mandamentos. 

Praça lotada ouviu a catequese
Cerca de 20 mil pessoas participaram do encontro e ouviram as palavras do Pontífice, resumidas em seguida em várias línguas, inclusive português.

Para introduzir o tema, o Papa começou repassando um trecho do Evangelho de Marcos, lembrando o episódio daquele homem que, foi a Jesus e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Ele queria ter vida infinita. Jesus respondeu-lhe citando os mandamentos; abriu um processo pedagógico procurando guiá-lo até àquilo que lhe faltava. Mas o homem respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”.
 
A busca da vida plena
“ Quantos jovens querem ‘viver’ e~destroem-se correndo atrás de coisas efêmeras? ”
“Alguns pensam que seja melhor apagar este impulso, pois é perigoso. Gostaria de dizer especialmente aos jovens: ‘O nosso maior inimigo não são os problemas concretos, mesmo sérios ou dramáticos. O maior perigo é o espírito de adaptação má, que não é mansidão ou humildade, mas mediocridade ou covardia. A vida do jovem é ir avante, ser inquieto: a inquietude salutar, a capacidade de não se contentar com uma vida sem beleza, sem cores.
“ Se os jovens não forem famintos de vida autêntica, para onde irá a humanidade? ”
Francisco explicou que a passagem da juventude à maturidade dá -se quando iniciamos aceitar os nossos limites; quando tomamos consciência daquilo que falta… E nos últimos séculos, a história mostra-nos uma verdade que o homem muitas vezes se recusou a enxergar e que causou consequências trágicas: a verdade de seus limites. 

A resposta de Jesus
Mas para alcançar ‘aquilo que falta’, deve-se partir da realidade. E Jesus, fitando aquele homem com amor, dá-lhe a resposta:

“Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”, ou seja, pára de viver de ti mesmo, das tuas obras e dos teus bens, deixar tudo para seguir o Senhor: a perfeição, o pleno cumprimento. 

Quem, podendo escolher entre o original e a cópia, opta pela cópia?
"Este é o desafio: encontrar o original. Jesus não oferece substitutos, mas vida verdadeira, amor verdadeiro, plenitude de vida. É preciso perscrutar o ordinário para nos abrirmos ao extraordinário”. 

Copa da Rússia: saudação e apelo pela paz
Depois de pronunciar a sua catequese, o Papa saudou os grupos presentes na Praça, inclusive os brasileiros e portugueses, e dirigiu uma saudação aos jogadores e organizadores da Copa do Mundo de Futebol, que será inaugurada quinta-feira (14/06) na Rússia.

Definindo o campeonato como ‘um evento social que supera todas as fronteiras’, Francisco disse:

“Que esta importante manifestação desportiva possa ser uma ocasião de encontro, diálogo e fraternidade entre culturas e religiões, favorecendo a solidariedade e a paz entre as nações”.

 Ouça e partilhe



 VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário