05 junho, 2018

Tuíte do Papa para o Dia Mundial do Meio Ambiente

 
 A beleza da criação
 
A proteção do meio ambiente é um tema fundamental para o Pontífice que escreve no tuíte: “Senhor desperta em nós o louvor e a gratidão pela nossa Terra e por todos os seres que criastes”.
 
Cidade do Vaticano

“Acabe com a poluição plástica. Se não podes reutilizar, recusa”. Este é o tema escolhido pela ONU por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018. Proclamado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é celebrado todos os anos dia 5 de junho para sensibilizar as pessoas sobre a proteção da natureza. 

O tema de 2018: não à poluição plástica
O tema desta edição é a luta contra a poluição plástica que destrói principalmente mares e oceanos. Segundo a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), todos os anos entram nos oceanos mais de 8 milhões de toneladas de lixo plástico que poluem e destroem o ambiente marinho. 

Francisco e o ambiente: “É preciso uma conversão ecológica”
A tutela do ambiente é um tema muito caro ao Papa Francisco que, em 2015, dedicou uma Encíclica ao tema. A Laudato si’ convida todos a cuidarem da casa comum. No texto, Francisco fala sobre a necessidade de uma “conversão ecológica” para a nossa terra ferida. “Todos – escreve na Encíclica – podemos colaborar, como instrumentos de Deus, para o cuidado da criação, cada um a partir da sua própria cultura, experiência, iniciativas e capacidades”. 

O plástico: símbolo da poluição
“O plástico – fala ao Vatican News Andrea Masullo, diretor científico da Greenacord, associação cultural que luta pela salvaguarda do meio ambiente – tornou-se o símbolo de uma economia que se iludiu de poder ser auto-suficiente, ignorando os recursos da natureza. O nosso dever é pensar numa economia que evite os problemas desde a sua fonte, para não ter que se procurar mais tarde, desesperadamente, uma solução quando os problemas já ocorreram. É inútil pensar em resolver os problemas depois de certos materiais terem sido jogados no ambiente. Não devemos produzi-los mais, devemos pensar em soluções alternativas. Só então a despoluição do plástico poderá ter sucesso”. 

O papel da mídia
Um sucesso que pode ser alcançado graças à colaboração dos meios de comunicação. “A mídia – prossegue o diretor – tem um papel fundamental em matéria ambiental pois são a ponte entre a ciência e as pessoas porque, muitas vezes, muitas questões ligadas ao ecossistema permanecem limitadas ao debate científico”.

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário