24 maio, 2017

Paz, migrantes e cristãos no colóquio entre o Papa e Donald Trump




(RV) O Papa Francisco recebeu esta manhã às 8.30, em audiência privada, no Palácio Apostólico, o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump com o séquito.

Depois o Chefe de Estado americano foi recebido pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, acompanhado por D. Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados.

Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, durante os colóquios que decorreram de forma cordial, foi manifestado apreço pelas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e os Estados Unidos da América, assim como o empenho comum a favor da vida e da liberdade religiosa e de consciência. Exprimiu-se o desejo de que haja uma serena colaboração nos domínios da saúde, da educação e da assistência aos imigrados.

O comunicado informa ainda que as conversações permitiram também ter uma troca de visões sobre temas relativos à actualidade internacional e à promoção da paz no mundo através de negociações políticas e de diálogo inter-religioso, com particular referência à situação no Médio Oriente e à tutela das comunidades cristãs.

**

Enquanto decorriam os colóquios, a esposa de Donald Trump, Melânia, visitou a Capela Paulina e a Sala Régia. No fim o casal Trump visitou privadamente a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro.

Às 11.15, a Srª Melânia Trump, deslocou-se em visita ao Hospital Pediátrico, Bambino Gesù, (Menino Jesus) perto do Vaticano. Criado em 1869 por iniciativa dos Duques Salviati, o Hospital Bambino Gesù foi o primeiro Hospital pediátrico da Itália. Em 1924 foi doado à Santa Sé, tornando-se, a todos os efeitos, um hospital pontifício. É um hospital de excelência. Em 2104 foi enriquecido com novos laboratórios de pesquisa que se estendem por 5 mil metros quadrados e dotados de modernas tecnologias de investigação genética e celular. Este Hospital é hoje o maior policlínico e centro de pesquisa pediátrica na Europa. Tem quatro pólos de internamento e cura no território italiano, sendo a sede principal no gianícolo, perto do Vaticano.

**

A filha de Donald Trump, Ivanca com o marido, visitaram, pelo contrário, a Comunidade de Santo Egídio, tendo-se debruçado sobre a questão do tráfico humano.

Depois de um encontro com o Presidente italiano, Sergio Matarella, no Quirinal, Donald Trump teve um almoço de trabalho com o Primeiro Ministro italiano, Paolo Gentiloni, antes de seguir para Bruxelas, donde regressará de novo à Itália para tomar parte, na  cidade de Taormina, na Sicília na cimeira do G7, os sete países mais industrializados do mundo, a ter lugar nos dias 26 e 27 deste mês.

(DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário