(RV) O Papa Francisco, na tarde desta
quinta-feira, 1º de Setembro, presidiu na Basílica de São Pedro às
Solenes Vésperas pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A
data foi instituída pelo Santo Padre em 2015, unindo assim a Igreja
Católica a uma iniciativa que já era realizada pelas Igrejas Ortodoxas.
Para além da Mensagem do Papa Francisco durante a oração pela criação
que teve lugar na tarde de ontem na Basílica de S. Pedro o Pregador da
Casa Pontifícia Frei Raniero Cantalamessa pronunciou uma homilia,
durante o mesmo evento em que começou por com esta frase - extraída dos
Discursos de São Pedro Crisólogo, século V.
“Ó homem, por que tens de ti um conceito tão baixo, quando és tão
precioso para Deus?”. Com esta frase - extraída dos Discursos de São
Pedro Crisólogo, século V - o Pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero
Cantalamessa, iniciou sua longa e articulada reflexão, intitulada “Rezar
pela Criação ou rezar com a Criação”.
Desde o século V –disse Frei Raniero – “mudou o motivo pelo qual o
homem despreza a si mesmo, mas não mudou o fato”. “Hoje o motivo do
desprezo é que o homem é menos que nada na imensidão ilimitada do
universo”.
O homem diante do universo
Para contrastar a afirmação de muitos cientistas ateus, que defendem a
total marginalidade e insignificância do homem no universo, Frei
Raniero propõe um enunciado de Dionísio, o Aeropagista, do século VI que
diz, que “não se deve refutar as opiniões dos outros, nem se deve
escrever contra uma opinião ou uma religião que não parece boa. Se deve
escrever somente a favor da verdade e não contra os outros”. “Não se
deve absolutizar este princípios – reiterou - porque às vezes pode ser
necessário refutar doutrinas falsas e perigosas; mas é certo que a
exposição positiva da verdade é mais eficaz do que não a rejeição do
erro contrário”.
Soberania do homem
Referindo-se novamente ao discurso de Crisólogo, o Pregador da Casa
Pontifícia diz que o autor reafirma “a ideia bíblica da soberania do
homem sobre o cosmos”, visão completada por São Paulo que indica o lugar
que Cristo ocupa nele:
“Estamos diante de uma “ecologia humana” ou “humanístico”: uma
ecologia, isto é, que não é um fim por si só, mas em função do homem,
não só, naturalmente, do homem de hoje, mas também daquele futuro”.
Criado à imagem e semelhança de Deus
O pensamento cristão nunca deixou de interrogar-se sobre o porque
desta transcendência do homem em relação ao resto da criação,
encontrando sempre a resposta na afirmação bíblica de que “o homem foi
criado à imagem e semelhança de Deus”.
O renovado diálogo com o pensamento ortodoxo, tornou possível à
teologia dar uma explicação realmente satisfatória para a questão, que
“é saber em que consiste ser a imagem de Deus”:
“Tudo se alicerça na revelação da Trindade operada por Cristo. O
homem é criado à imagem de Deus, no sentido que participa da íntima
essência de Deus, que é de ser em relação de amor entre Pai, Filho e
Espírito Santo”. “Eles não têm uma relação entre si, mas são a relação”,
como define Santo Agostinho.
Liberdade do homem
Somente o homem - enquanto pessoa capaz de relações livres e
conscientes – participa desta dimensão pessoal e relacional de Deus.
“Sendo a Trindade uma comunhão de amor, criou o homem como um “ser em
relação”. É neste sentido que o homem é “a imagem de Deus””.
O abismo entre Deus e a criatura humana “é preenchido pela graça”,
tornando-se “menos profundo do que aquele existente entre o homem e o
resto da criação”. Com a redenção operada por Cristo, o homem tornou-se
“partícipe da natureza divina”.
Triunfalismo racial?
Esta visão poderia levantar objecções, não somente por parte dos
não-crentes: “Tudo isto não é triunfalismo racial?”, levando a um
domínio indiscriminado do homem sobre o resto da criação, com as
consequências facilmente imagináveis e, infelizmente já em curso?:
“A resposta é: não, se o homem se comporta realmente como imagem de
Deus. Se a pessoa humana é imagem de Deus enquanto é “um ser em
comunhão”, isto quer dizer que menos se é egoísta, fechados em si mesmos
e esquecidos dos outros, mais se é pessoa realmente humana”.
Neste sentido, “a soberania do homem sobre o cosmos não é um
triunfalismo de espécie, mas assunção de responsabilidade pelos mais
fracos, os pobres, os indefesos. O único título que eles têm para serem
respeitados, na ausência de outros privilégios e recursos, é o de ser
pessoa humana”.
Deus que ouve o grito dos pobres
“O Deus da Bíblia – mas também de outras religiões – é um Deus “que
ouve o grito dos pobres”, que “tem piedade dos fracos e do pobre”, que
“defende a causa dos miseráveis”, que “faz justiça aos opressores”, que
“nada despreza daquilo que criou”.
A encarnação do Verbo trouxe uma razão a mais para “para assumir o
cuidado dos fracos e do pobre, independente da raça ou da religião a que
pertença. Com a encarnação, o homem escolheu ser “não rico e poderoso,
mas pobre, fraco e indefeso”.
São Francisco
Este foi o passo em frente que Francisco de Assis permitiu que a
teologia desse, explicou o Pregador da Casa Pontifícia, “superando o
dogma necessário para contrastar a heresia” da época, e que não podia
permanecer nisto.
O que comoveu Francisco até as lágrimas no Natal, foi a humildade a pobreza do Filho de Deus:
“Nele, o amor pela pobreza e o amor pela criação andavam lado a lado e
tinham uma raiz comum na sua radical renúncia em querer possuir.
Francisco pertence a esta categoria de pessoa do qual São Paulo nos diz
que “não tendo nada, possuíam tudo””.
Papa Francisco
O Papa Francisco – afirma o Frei Raniero – acolhe esta mensagem
quando faz “da íntima relação entre os pobres e a fragilidade do
planeta” um das “pedras angulares” da sua Encíclica sobre o ambiente”:
“O que de fato produz, ao mesmo tempo, os piores danos ao ambiente e a
miséria de imensas massas humanas, se não o insaciável desejo de alguns
de fazer aumentar sem medidas as próprias posses e lucros? À terra se
deve aplicar aquilo que os antigos diziam da vida: a ninguém é dada em
propriedade, a todos em uso”.
Terremoto
A verdade de que não somos os donos da terra nos é recordada por
acontecimentos como “o terrível terremoto da semana passada” e que nos
leva a perguntar: “Onde estava Deus?”, questionamento para o qual não
temos uma pronta resposta:
“Algo, porém, a fé nos permite dizer. Deus não projectou a criação
como se fosse uma máquina ou um computador, onde tudo é programado desde
o início em cada detalhe, salvo a operar periodicamente actualizações.
Por analogia com o homem, podemos falar de um tipo de “liberdade” que
Deus deu à matéria de desenvolver-se segundo leis próprias. Neste
sentido ( mas somente neste), podemos até mesmo compartilhar o ponto de
vista dos cientistas não-crentes que falam de “acaso e necessidade”. Na
evolução tudo ocorre “por acaso”, mas o próprio acaso é previsto pelo
Criador e não é “por acaso””.
Assim, à pergunta “Onde estava Deus na noite de 23 de Setembro, o
fiel não hesita em responder com toda a humildade: “Ele estava ali
sofrendo com as suas criatura, acolhendo na sua paz as vítimas que
batiam á porta de seu Paraíso”.
Ecologia sem doxologia
O Frei capuchinho recorda que existem muitas tarefas do homem em
relação à criação, “algumas mais urgentes que outras, como a água, o ar,
o clima, a energia, a defesa das espécies em risco. Disto se fala em
todos os ambientes e encontros que se ocupam de ecologia. Mas faz uma
ressalva:
“Existe porém, um dever pela criação do qual não se pode falar se não
em um encontro entre fieis e é justamente por isto que foi colocado ao
centro deste encontro de oração. Tal dever é a doxologia, a glorificação
de Deus pela criação. Uma ecologia sem doxologia torna o universo
opaco, como um imenso mapa-múndi de vidro, privado da luz que deveria
iluminá-lo por dentro”.
Glorificação de Deus
A tarefa primordial das criaturas em relação à criação é de emprestar
a ela a sua voz. Foram necessários milhares de anos para que o universo
chegasse “à luz da consciência”, alcançada quando apareceu aquela que
Teilhard de Chardin chama de “fenómeno humano”. “Mas agora que o
universo chegou à sua linha de chegada, exige que o homem cumpra o seu
dever, que assuma, por assim dizer, a direcção do coro e entoe em nome
de toda a criação: “Glória a Deus no alto dos céus!””.
“Nós, crentes, devemos ser a voz não somente das criaturas
inanimadas, mas também dos nossos irmãos que não têm a graça da fé. Não
esqueçamos, em particular, de glorificar a Deus pelas brilhantes
realizações da técnica. São obras do homem, é verdade, mas o homem, de
quem é obra? Quem o fez?”.
A glorificação – sublinha Frei Raniero – não serve naturalmente a Deus, mas a nós:
“Com ela, se redime a criação da senilidade e da vaidade, isto é, do
não-senso, em que a arrastou o pecado dos homens e a arrasta hoje a
incredulidade do mundo”.
Rezar "com" a criação
São Francisco de Assis – conclui o Pregador da Casa Pontifícia – tem algo a dizer ainda hoje a propósito da ecologia:
“Ele não reza “pela” criação, pelo seu cuidado (no tempo dele não
havia ainda necessidade), reza “com a criação”, ou “pela causa da
criação”, ou ainda “por motivo da criação”. São todas nuances presentes
na preposição “pelo” por ele usada: “Laudato Si, meu Senhor, pelo irmão
sol, pela irmã lua, pela irmã mãe terra”. O seu canto é uma doxologia e
um hino de acção de graças. Mas precisamente disto deriva o respeito
extraordinário por cada criatura pelo qual queria que até às ervas
selvagens fosse deixado um espaço para crescer”.
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