26 janeiro, 2018

Papa: vida humana possui uma dignidade intangível

 
Participantes da Plenária da Congregação da Doutrina da Fé recebidos pelo Papa no Vaticano   (Vatican Media)
 
 
Segundo o Pontífice, “é claro que onde a vida não vale pela sua dignidade, mas pela sua eficiência e produtividade, tudo se torna possível". 
 
Cidade do Vaticano

O Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, esta sexta-feira (26/01), os participantes da plenária da Congregação para a Doutrina da Fé.

O Santo Padre agradeceu-lhes pelo compromisso cotidiano de apoio ao magistério dos bispos, pela tutela da retidão da fé e da santidade dos Sacramentos, e pela atenção a todas as questões que hoje requerem um discernimento pastoral importante, como examinar casos relativos a delitos graves e pedidos de dissolução do vínculo matrimonial a favor da fé.

Segundo o Papa, “essas tarefas são ainda mais atuais diante do horizonte, cada vez mais fluido e mutável, que caracteriza a autocompreensão do homem de hoje e influi nas suas escolhas existenciais e éticas".
“ O homem de hoje não sabe mais quem ele é e faz esforço para reconhecer como agir bem. ”
Francisco reconheceu o esforço da Congregação para a Doutrina da Fé no estudo “acerca de alguns aspetos da salvação cristã, com o objetivo de reafirmar o significado da redenção”, tendo como referência algumas tendências que expressam um individualismo que confia nas próprias forças para salvar-se.

Papa com os membros da Congregação para a Doutrina da Fé


“Acreditamos que a salvação consiste na comunhão com Cristo ressuscitado que, graças ao dom de seu Espírito, nos introduziu numa nova ordem de relações com o Pai e entre os homens”, afirmou o Papa.

Francisco recordou também o estudo realizado pelo organismo sobre as implicações éticas de uma antropologia adequada no campo económico-financeiro.

“Somente uma visão do ser humano como pessoa, ou seja, como sujeito essencialmente de relação e dotado de uma racionalidade peculiar e ampla, é capaz de agir conforme a ordem objetiva da moral. O Magistério da Igreja  reiterou sempre com clareza, a esse propósito, em que a atividade económica deve ser conduzida segundo as leis e os métodos próprios da economia, mas no âmbito da ordem moral.”

O Papa recordou que nessa assembleia os participantes debateram também a questão delicada do acompanhamento dos doentes terminais.
“ A esse respeito, o processo de secularização, levou ao crescimento do pedido de eutanásia em muitos países, como afirmação ideológica do desejo de poder do homem sobre a vida. Isso também levou a considerar a interrupção voluntária da existência humana como uma escolha de «civilização». ”
Segundo o Pontífice, “é claro que onde a vida não vale poela sua dignidade, mas pela sua eficiência e produtividade, tudo se torna possível. Nesse cenário é preciso reiterar que a vida humana, desde a concepção até à morte natural, possui uma dignidade que a torna intangível”.

Para Francisco, “a dor, o sofrimento, o sentido da vida e da morte são realidades que a mentalidade atual luta para enfrentar com um olhar cheio de esperança. Sem uma esperança confiável que ajude o homem a enfrentar também a dor e a morte, ele não consegue viver bem e conservar uma perspectiva confiante diante de seu futuro. Este é um dos serviços que a Igreja é chamada a prestar ao homem atual”.

O Papa concluiu o discurso, afirmando que a missão da Congregação para a Doutrina da Fé é eminentemente pastoral.
“ Pastores autênticos são aqueles que não abandonam o homem, nem o deixam na sua desorientação e erros, mas com verdade e misericórdia o trazem de volta para reencontrar no bem o seu rosto autêntico. ”
Segundo o Papa, “autenticamente pastoral é toda ação que pega no ser humano pela mão quando ele perdeu o sentido da sua dignidade e destino, para leva-lo com confiança a redescobrir o amor paterno de Deus, seu bom destino, e os caminhos para  construir um mundo mais humano”.

“Esta é a grande tarefa da Congregação para a Doutrina da Fé e toda instituição pastoral na Igreja”, concluiu Francisco.

VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário