15 agosto, 2019

Angelus: o céu é a nossa meta e não as pequenezas da vida



"Quantas mesquinhices na vida! Maria hoje convida a elevar o olhar para as ‘grandes coisas’ que o Senhor realizou Nela”, disse o Papa no Angelus. 

Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

O Papa Francisco rezou o Angelus com os fiéis presentes na Praça de São Pedro, neste dia 15 de agosto - solenidade da Assunção de Maria.

Antes da oração mariana, o Pontífice comentou as palavras da Virgem narradas no Evangelho de Lucas: "Minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito alegr-se em Deus, meu Salvador» (Lc 1,46-47).

Deixar de lado as mesquinhices da vida

Francisco ressaltou os dois verbos desta frase: engrandecer e alegrar-se. Maria exulta por causa de Deus. “Quiçá se também a nós aconteceu exultar pelo Senhor: exultamos pelo resultado obtido, por uma bela notícia recebida, mas hoje, Maria, ensina a exultar a Deus, porque Ele faz ‘grandes coisas’”, disse o Papa.

As grandes coisas são evocadas por outro verbo: engrandecer. De facto, engrandecer significa exaltar uma realidade pela sua grandeza. Maria exalta a grandeza do Senhor.

Na vida, é importante buscar coisas grandes, recordou Francisco; do contrário, nos perdemos em muitas pequenezas. Maria nos demonstra que, se quisermos que a nossa vida seja feliz, deve ser colocado Deus em primeiro lugar, porque somente Ele é grande.
“ Quantas vezes, ao invés, vivemos buscando coisas de pouco valor: preconceitos, rancores, rivalidades, invejas, ilusões, bens materiais supérfluos... Quantas mesquinhices na vida! Maria hoje convida a elevar o olhar para as ‘grandes coisas’ que o Senhor realizou Nela. Também em nós, em cada um de nós, o Senhor faz tantas grandes coisas. É preciso reconhecê-las e exultar.”
Maria, porta do céu

São as “grandes coisas” festejadas na solenidade da Assunção.

Maria foi assumida no céu: pequena e humilde, recebe, em primeiro lugar, a glória maior. Ela, que é uma criatura humana, uma de nós, alcança a eternidade em alma e corpo. E ali espera por nós, como uma mãe espera que os filhos voltem para casa.

Um passo rumo à grande meta

Portanto, explicou Francisco, a festa da Assunção de Maria é um chamamento para todos, especialmente para aqueles que se sentem afligidos por dúvidas e tristezas, e vivem com o olhar cabisbaixo.

“Olhemos para o alto, o céu está aberto”, exortou o Papa. O céu não provoca temor, porque no limiar há uma mãe que nos espera.
“ Como toda mãe, quer o melhor para os seus filhos e nos diz: ‘Vós sois preciosos aos olhos de Deus; não são feitos para os pequenos prazeres do mundo, mas para as grandes alegrias do céu’. Sim, porque Deus é alegria, não tédio. Deixemos que Nossa Senhora nos pegue pela mão. Todas as vezes que pegamos no Terço e rezamos, damos um passo em frente, rumo à grande meta da vida. ”
VN

Sem comentários:

Enviar um comentário