Na intenção de oração deste mês, o Santo Padre chama a atenção para os espaços que “contêm a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos”: os mares e oceanos. Preocupado com o estado atual de muitos mares e oceanos, o Papa pede a todos os católicos que rezem para que os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos para encontrar medidas de proteção.
Cidade do Vaticano
Foi divulgado, neste sábado (31/8), o “Vídeo do Papa” de setembro, onde o Santo Padre propõe, aos fiéis do mundo inteiro, a sua intenção de oração para “a proteção dos mares e oceanos, muitos dos quais ameaçados por várias causas”.
Vídeo do Papa
No “Vídeo do Papa” para este mês de setembro, Francisco chama a atenção para os espaços que “contêm a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos”: os mares e oceanos.
Preocupado com o estado atual de muitos mares e oceanos, o Papa pede a todos os católicos que rezem para que os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos para encontrar medidas de proteção.
Coprodução do Vídeo
A edição do Vídeo do Papa este mês é uma coprodução entre Yann Arthus-Bertrand e a sua equipa de Produção Esperança, La Machi - Comunicação para as Boas Causas, e o Vatican Media. É importante mencionar a trajetória cinematográfica e fotográfica de Bertrand, que teve sempre em vista o cuidado do planeta e dos oceanos. Além disto, este Vídeo é lançado em sintonia com o “Tempo da Criação”, uma celebração anual e universal, que une os cristãos do mundo inteiro, que, este ano, vai de 1º de setembro a 4 de outubro.
Cuidar dos mares e oceanos
Atualmente, 13 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos, em cada ano, causando, entre outros, prejuízos e a morte de 100 mil espécies marinhas.
A gravidade disto consiste no facto de que a maioria dos plásticos permanece intacto, por décadas ou séculos. Além do mais, os plásticos, que se deterioram, acabam por tornarem-se micro plásticos, que os peixes e os outros animais marinhos acabam por ingerir. Isto acarreta uma cadeia alimentar global contaminada.
Objetivos da ONU
Nos seus “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a ONU estabeleceu metas para combater esta triste situação, ciente de que os oceanos fornecem recursos naturais fundamentais, como alimentos, medicamentos, biocombustíveis e outros produtos; isto contribui para a decomposição molecular e a eliminação de resíduos e poluição e, os seus ecossistemas costeiros, atuam como amortecedores para reduzir os prejuízos causado s por tempestades.
Desafio do Vídeo do Papa
Este “Vídeo do Papa” fala do grave desafio de proteger os oceanos. De facto, o fito-plâncton oceânico é responsável pela produção de mais da metade do oxigénio do planeta. Logo, pode-se dizer que os oceanos são um dos dois “pulmões” do mundo. Para enfrentar o problema da gestão injusta dos mares, é necessário uma “abordagem interdisciplinar”, que não pode ignorar a pessoa humana.
Nota do Padre Fornos
O Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, o jesuíta Padre Frédéric Fornos, recorda que, no ano passado, para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, Francisco chamou a atenção para proteger os ecossistemas marítimos. Diante desta emergência, disse o Papa, somos chamados a comprometer-nos com uma mentalidade ativa, rezando, como se tudo dependesse da Providência divina, e trabalhando como se tudo dependesse de nós.
O Padre Fornos diz ainda que, em setembro deste ano, Francisco convida-nos a rezar e agir pela proteção dos oceanos e, de maneira especial, convida os católicos a recordarem-se que a “nossa solidariedade com a Casa comum nasce da nossa fé. A criação é um projeto do amor de Deus pela humanidade”.
Rede Mundial de Oração
A Rede Mundial de Oração do Papa, da qual o Padre Frédéric Fornos é diretor, é uma obra Pontifícia, cuja missão é mobilizar os católicos, mediante a oração e a ação, para os desafios da humanidade e da missão da Igreja. A sua missão insere-se na dinâmica do Coração de Jesus, uma missão de compaixão pelo mundo.
VN
Sem comentários:
Enviar um comentário