22 abril, 2019

Novo apelo do Papa: oração e solidariedade ao povo do Sri Lanka

 
 Papa - Regina Coeli  (AFP or licensors)
 
No Regina Coeli o Papa Francisco exprimiu a sua proximidade do povo do Sri Lanka ferido pelos atentados da Páscoa. Mais uma explosão nesta segunda-feira.
 
Mariangela Jaguraba – Cidade do Vaticano

Depois da oração do Regina Coeli, nesta segunda-feira do Anjo, o Papa Francisco voltou novamente o seu pensamento para o povo do Sri Lanka:

“Expresso novamente a minha proximidade espiritual e paterna ao povo do Sri Lanka. Estou muito próximo do meu querido irmão, o cardeal Malcolm Ranjith Patabendige Don, e de toda a Igreja arquidiocesana de Colombo. Rezo pelas numerosas vítimas e feridos, e peço a todos para que não hesitem em oferecer a esta querida nação toda a ajuda necessária. Espero também que todos condenem estes atos terroristas, atos desumanos, nunca justificáveis.”

A seguir, o Papa convidou os fiéis presentes na Praça São Pedro a rezarem uma Ave-Maria pelo Sri Lanka.

"No clima pascal que caracteriza o dia de hoje",  - continuou o Papa - "saúdo com afeto todos vós, famílias, grupos paroquiais, associações e peregrinos, vindos de Itália e de várias partes do mundo".

"Desejo a cada um de vós que transcorram estes dias da Oitava da Páscoa, com fé, em que se prolonga a memória da Ressurreição de Cristo. Aproveitem toda a boa ocasião para serem testemunhas da alegria e da paz do Senhor ressuscitado".

"Feliz e Santa Páscoa a todos! Por favor, - concluiu -, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até logo". 

Mais bombas

Entretanto, nova explosão no Sri Lanka. A deflagração foi ouvida em frente à igreja de Sant'António, em Colombo, e provocou pânico e fuga dos presentes. De acordo com um jornalista do “Guardian” presente no local, teria sido uma "pequena explosão" em frente à igreja que já foi atingida ontem. Para a Bbc a detonação ocorreu "no momento em que o pessoal das forças de segurança estavam a tentar neutralizar uma bomba individuada em um veículo".

Segundo as agências de notícias internacionais, as forças policiais envolvidas nas buscas e nas investigações sobre os atentados de ontem no Sri Lanka encontraram 87 detonadores perto de uma parada de autocarros, na capital, Colombo.

290 mortos e 500 feridos

O número de mortos nos ataques no Sri Lanka sobe para 290 e 500 feridos, é um balanço ainda parcial. Foram atingidas três igrejas durante as celebrações pascais e três hotéis de luxo de Colombo. Totalizaram oito explosões, as igrejas atingidas são a igreja de Santo António em Colombo, a de São Sebastião em Negombo, localidade com a maioria católica no norte da capital, e Zion Church em Betticaloa, no Leste. No país foram anuladas todas as celebrações pascais, imposto o toque de recolher – já revogado na manhã desta segunda-feira (22) – e bloqueadas as redes sociais para evitar circulação de notícias falsas e mais violência. Nenhum grupo reinvidicou a autoria das ações até o momento.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário