19 abril, 2019

Via-Sacra no Coliseu: Papa reza por todas as cruzes do mundo

 
 Via-Sacra  (Vatican Media)
 
Nesta Sexta-feira Santa, o Papa Francisco presidiu a Via-Sacra diante do Coliseu de Roma. Depois da meditação sobre as vítimas do tráfico de seres humanos durante as XIV estações, o Pontífice fez uma oração lembrando todas as “cruzes do mundo”: da cruz das pessoas que têm fome de pão e amor à cruz da Igreja, “a Tua esposa, que se sente continuamente atacada por dentro e por fora”.
 
Andressa Collet, Silvonei José, Tiziana Campisi – Cidade do Vaticano

O Coliseu de Roma mais uma vez acolheu o Papa Francisco e milhares de fiéis nesta Sexta feira Santa para as meditações das XIV estações da Via-Sacra. Ao terminar a cerimónia e antes da Bênção Apostólica, o Pontífice fez uma oração, lembrando todas as “cruzes do mundo”:

“Senhor Jesus, ajuda-nos a ver na Tua Cruz todas as cruzes do mundo:

a cruz das pessoas que têm fome de pão e amor;

a cruz das pessoas sozinhas e abandonadas até mesmo pelos próprios filhos e parentes;

a cruz das pessoas sedentas de justiça e paz;

a cruz das pessoas que não têm o conforto da fé;

a cruz dos idosos que se arrastam sob o peso dos anos e da solidão;

a cruz dos migrantes que encontram as portas fechadas por causa do medo e dos corações blindados por cálculos políticos; 

a cruz dos pequenos, feridos na sua inocência e na sua pureza;

a cruz da humanidade que vageia na escuridão da incerteza e da cultura do momentâneo;

a cruz das famílias despedaçadas pela traição, pelas seduções do mal ou pela homicida superficialidade e pelo egoísmo;

a cruz dos consagrados que procuram incansavelmente levar a Tua luz ao mundo e se sentem rejeitados, zombados e humilhados;

a cruz dos consagrados que, no caminho, esqueceram o seu primeiro amor;

a cruz dos teus filhos que, acreditando em Ti e procurando viver de acordo com a Tua palavra, se encontram marginalizados e descartados até mesmo pelas suas famílias e coetâneos;

a cruz das nossas fraquezas, das nossas hipocrisias, das nossas traições, dos nossos pecados e das nossas muitas promessas quebradas;

a cruz da Tua Igreja que, fiel ao Teu Evangelho, se fadiga por levar o Teu amor até mesmo entre os próprios batizados;

a cruz da Igreja, a Tua esposa, que se sente continuamente atacada por dentro e por fora;

a cruz da nossa casa comum que murcha seriamente diante dos nossos olhos egoístas e cegos pela ganância e pelo poder.

Senhor Jesus, reaviva em nós a esperança da ressurreição e da Tua vitória definitiva contra todo o mal e toda a morte. Amém!” 

A oração pelas vítimas do tráfico de seres humanos

As meditações da Via-Sacra deste ano foram confiadas à Ir. Eugenia Bonetti, missionária da Consolata. Durante as 14 estações foram lembradas as vítimas do tráfico de seres humanos, os menores explorados, as mulheres obrigadas à prostituição e os migrantes como os novos crucificados que devem ser despertados na consciência de todos.

"Com Cristo e com as mulheres no caminho da cruz", a religiosa, presidente da Associação “Slaves no more”, quis idealmente percorrer “junto a todos os pobres, aos excluídos da sociedade e aos novos crucificados da história de hoje, vítimas dos nossos fechamentos, dos poderes e das legislações, da cegueira e do egoísmo, mas sobretudo do nosso coração endurecido pela indiferença”. 

Quem tem responsabilidade, escute o grito dos pobres

Na primeira estação, a figura de Pilatos inspirou a oração “para aqueles que ocupam papeis de responsabilidade para que escutem o grito dos pobres” e “de todas aquelas jovens vidas que, de maneiras diferentes, estão condenadas à morte pela indiferença gerada por políticas exclusivas e egoístas”. Em Jesus pregado na cruz há, ao contrário, o convite em reconhecer “os novos crucificados de hoje: os sem teto, os jovens sem esperança, sem trabalho e sem perspetivas, os imigrantes obrigados a viver em barracas à margem da nossa sociedade, depois de terem enfrentado sofrimentos inimagináveis”.

Mas o pensamento vai também para as crianças “discriminadas por causa da sua proveniência, da cor da pele e classe social”. Diante de tudo isto, o exemplo para seguir é aquele de Cristo, que falava do serviço, perdão, renúncia e sofrimento, manifestando com a sua vida “o amor verdadeiro e desinteressado ao próximo”. 

Não sabemos reconhecer mais quem tem necessidades

Nas etapas de Jesus em direção ao Calvário, a Ir. Eugenia Bonetti reconhece vários episódios dos quais foi testemunha: no encontro com Maria vislumbra “as muitas mães que deixaram partir as suas jovens filhas para a Europa na esperança de ajudar as famílias em pobreza extrema, enquanto encontraram humilhações, desprezo e, às vezes, inclusive a morte”; em Jesus que cai pela primeira vez, fragilidade e fraqueza humana são indicações para recordar os samaritanos de hoje que se inclinam “com amor e compaixão sobre tantas feridas físicas e morais de quem, toda noite, vive o medo do escuro, da solidão e da indiferença”.

“Infelizmente, muitas vezes, nos dias de hoje não sabemos reconhecer mais quem tem necessidades, ver quem está ferido e humilhado”, escreve a religiosa da Consolata. “Frequentemente reivindicamos os nossos direitos e interesses, mas esquecemos aqueles dos pobres e dos últimos da fila”. É então que devemos pedir a Deus para nos ajudar a amar e a não sermos insensíveis ao choro, aos sofrimentos e ao grito de dor dos outros~.
 
Os menores, os migrantes e as vítimas do tráfico

E como não ver na Via-Sacra as tantas “crianças, em várias partes do mundo que não podem ir à escola”, “exploradas nas mineiras, nos campos, na pesca, vendidas e compradas por traficantes de carne humana para transplantes de órgãos, além de usadas e exploradas... por muitos cristãos inclusive”. São os menores “privados do direito a uma infância feliz”, “criaturas usadas como mercadorias de pouco valor, vendidas e compradas por prazer”.

Mas, no centro das meditações de Ir. Eugenia Bonetti, que há anos luta contra o tráfico de seres humanos, estão os migrantes e as vítimas do tráfico. O pedido para “aumentar a consciência que todos somos responsáveis pelo problema” e que “todos podemos e devemos fazer parte da solução” lê-se na oitava estação, “Jesus encontra as mulheres”. E sobretudo as mulheres “é solicitado o desafio da coragem”, “de saber ver e agir”, de considerar “o pobre, o estrangeiro, o diverso não como um inimigo para rejeitar ou combater, mas, sobretudo, como um irmão ou uma irmã para acolher e ajudar”. 

A humilhação de Cristo, aquela das mulheres vítimas da cultura do usa e joga fora

Na nona estação, quando Jesus cai pela terceira vez, “humilhado sobre o peso da cruz”, estão as “tantas mulheres, obrigadas a estarem nas ruas pelos grupos de traficantes de escravos, que não suportam a fadiga e a humilhação de ver o próprio corpo jovem ser manipulado, abusado, destruído, junto dos seus sonhos”. São o fruto da cultura do usa e joga fora. 

Dinheiro, bem estar e poder dos ídolos

A imagem do corpo despojado de Cristo, comparável àquele dos menores, objeto de compra-e-venda, deixa refletir sobre ídolos de todos os tempos: dinheiro, bem estar e poder. Aparece menos “a centralidade do ser humano, a sua dignidade, beleza e força”. Mas há quem ainda desafia a própria vida para salvar outras, sobretudo no Mediterrâneo, onde em muitos ajudaram “famílias em busca de segurança e de oportunidades”, “seres humanos em fuga da pobreza, da ditadura, corrupção e escravidão”; todas pessoas que precisam redescobrir a beleza e a riqueza, “dom único” de Deus “para colocar ao serviço da sociedade inteira e não para alcançar interesses pessoais”. 

No túmulo de Cristo, morte e ressurreição como ensinamentos de vida

A última estação, que conduz ao túmulo de Jesus, faz pensar aos “novos cemitérios de hoje”: o deserto e os mares, onde hoje encontram moradia eterna “homens, mulheres, crianças que não podemos ou não quisemos salvar”. “Enquanto os governos discutem, fechados nos palácios do poder, o Saara enche-se de esqueletos de pessoas que não resistiram à fadiga, à fome, à sede” e o mar transformou-se num “túmulo de água”.
“ O desejo é que a morte de Cristo possa “doar aos líderes das Nações e aos responsáveis das leis a consciência do seu papel em defesa de todas as pessoas”, criadas à imagem e semelhança de Deus e que, a sua ressureição, “seja farol de esperança, de alegria, de vida nova, de fraternidade, de acolhimento e de comunhão entre os povos, as religiões e as leis. ”
VN

Sem comentários:

Enviar um comentário