(RV) Na
manhã desta quarta-feira (15/02), antes da audiência geral, o Papa
recebeu na antessala Paulo VI um grupo de 40 representantes de povos
indígenas. Membros do Conselho dos Governadores do Fundo Internacional
de Desenvolvimento Agrícola (IFAD), estão reunidos para tentar
identificar maneiras de responsabilizar economicamente os povos
autóctones.
“O principal desafio é conciliar o direito ao desenvolvimento com a
tutela dos povos e territórios indígenas”, sugeriu o Pontífice, falando
ao grupo. “E isto fica ainda mais evidente quando actividades económicas
interferem com as culturas indígenas e sua relação ancestral com a
terra”.
Segundo Francisco, para garantir uma colaboração pacífica e sem
conflitos entre governos e povos indígenas, deve prevalecer ‘o direito
ao consenso prévio e informado’, assegurado na Declaração dos Direitos
dos Povos Indígenas.
Outro aspecto relevante para o Pontífice é o reconhecimento das
comunidades autóctones como componente da população que deve ser
‘incluída’ e não apenas ‘considerada’. “Os indígenas devem ser
valorizados e consultados; ter plena participação, local e
nacionalmente”.
Neste sentido, o Papa afirmou que o IFAD pode contribuir com
financiamentos e competência, pois “um desenvolvimento tecnológico e
económico que não deixa um mundo melhor e uma qualidade de vida
integralmente superior não se pode considerar progresso”. (Enc. Laudato
si, 194).
Mãe-terra
“E vós, nas vossas tradições, nas vossas culturas – porque o que
trazeis na história é cultura – viveis o progresso com um cuidado
especial pela mãe terra. Neste momento, em que a humanidade está pecando
gravemente ao não cuidar da terra, eu vos exorto para que sigais dando
testemunho disso e não permitais que novas tecnologias, que são lícitas e
são boas, mas não permitais aquelas que destroem a terra, destroem a
ecologia, o equilíbrio ecológico e que terminam por destruir a sabedoria
dos povos”, concluiu o Papa.
Ao fim do encontro, o Pontífice concedeu a sua bênção aos integrantes do grupo, estendendo-a às suas comunidades. (BS/CM)
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