O Cardeal-Patriarca de Lisboa estreou-se neste sábado, no Twitter,
desafiando todos a não deixarem de “sonhar os sonhos de Deus”. O
primeiro tweet de D. Manuel Clemente foi lançado nesta rede social no
final da 2ª Jornada Diocesana da Comunicação do Patriarcado, que
decorreu neste sábado, 18 de fevereiro, no Centro Pastoral de Torres
Vedras.
“Amigos, é com muita alegria que aqui estou, convosco, no Twitter. Não
deixemos de sonhar os sonhos de Deus”, disse D. Manuel Clemente na sua
conta @patriarcalisboa que foi inaugurada ao final da tarde de sábado.
O centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima e a visita do Papa foram os temas fortes deste segundo encontro que reuniu responsáveis da comunicação do Patriarcado de Lisboa. Além dos workshops de formação focados nos temas de vídeo, gestão da presença digital, design e ferramentas práticas para comunicar, este foi também um dia para conhecer alguns projetos de comunicação que estão a ser desenvolvidos nas paróquias a propósito da vinda do Papa nos dias 12 e 13 de maio.
O repto lançado era mesmo esse: “E se o Papa fosse à sua paróquia? Como comunicava?”. O Cardeal-Patriarca de Lisboa acredita que o faria como só o Papa o sabe fazer: falando diretamente às pessoas. D. Manuel Clemente considera que este é o segredo da comunicação de Francisco: “O Papa é uma pessoa, fala para as pessoas e fala de uma pessoa: Jesus Cristo”. Ou seja, direciona a sua mensagem para as pessoas, nas circunstâncias concretas em que se encontram.
Neste encontro, Madalena Fontoura, profundamente conhecedora da mensagem de Fátima, apresentou o que considera serem os quatro pilares da comunicação de Fátima: presença, reparação, paz e capela. “A presença de Fátima é importante numa sociedade que tenta por a Igreja num canto. Fátima é um lugar de presença: aquela presença que veio até nós e nos atrai”, afirmou a oradora. A ideia de capela explica-se no contexto das aparições, pois “Nossa Senhora disse a Lúcia para ali se fazer uma capela”, mas também porque a “religião, esta ligação entre o céu e a terra se faz através da Igreja. Não temos uma fé sozinha, mas que se vive num lugar, com morada, caras. Esta fé vive-se numa Igreja.”
Francisco Líbano Monteiro falou do projeto “Eu acredito”, grupo que agrega vários movimentos juvenis e que está a preparar os jovens para o seu encontro com o Papa. O jovem responsável pela comunicação deste movimento diz que o objetivo é “juntar a Igreja em torno da figura do Papa e de um evento que é o centenário das aparições”. Toda a comunicação deste grupo, que surgiu em 2010 antes da visita do Papa Bento XVI e que foi reativado no final do ano passado, é difundir a mensagem de Fátima e fazer dos jovens missionários da paz.
Estas jornadas diocesanas contaram ainda com o contributo de Carmo Rodeia, responsável pela comunicação do santuário de Fátima, que desvendou um pouco do que está a ser feito para celebrar o centenário das aparições e para preparar o encontro com o Papa Francisco. “Aquilo que nós queremos é fazer com que todos os portugueses sejam, nos dias 12 e 13 de maio, peregrinos de Fátima”, desejou. Para esta profissional, a viagem do Papa Francisco a Portugal é um momento particular para todo o país. “Sendo esta uma viagem apostólica, ainda nos faz sentir mais privilegiados porque nós portugueses, todos os que se consideram peregrinos de Fátima, são também peregrinos com o Papa Francisco”, frisou. Na sua intervenção, Carmo Rodeia anunciou que o site da visita do Papa Francisco a Portugal vai estar disponível na segunda semana do próximo mês de março.
O centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima e a visita do Papa foram os temas fortes deste segundo encontro que reuniu responsáveis da comunicação do Patriarcado de Lisboa. Além dos workshops de formação focados nos temas de vídeo, gestão da presença digital, design e ferramentas práticas para comunicar, este foi também um dia para conhecer alguns projetos de comunicação que estão a ser desenvolvidos nas paróquias a propósito da vinda do Papa nos dias 12 e 13 de maio.
O repto lançado era mesmo esse: “E se o Papa fosse à sua paróquia? Como comunicava?”. O Cardeal-Patriarca de Lisboa acredita que o faria como só o Papa o sabe fazer: falando diretamente às pessoas. D. Manuel Clemente considera que este é o segredo da comunicação de Francisco: “O Papa é uma pessoa, fala para as pessoas e fala de uma pessoa: Jesus Cristo”. Ou seja, direciona a sua mensagem para as pessoas, nas circunstâncias concretas em que se encontram.
Neste encontro, Madalena Fontoura, profundamente conhecedora da mensagem de Fátima, apresentou o que considera serem os quatro pilares da comunicação de Fátima: presença, reparação, paz e capela. “A presença de Fátima é importante numa sociedade que tenta por a Igreja num canto. Fátima é um lugar de presença: aquela presença que veio até nós e nos atrai”, afirmou a oradora. A ideia de capela explica-se no contexto das aparições, pois “Nossa Senhora disse a Lúcia para ali se fazer uma capela”, mas também porque a “religião, esta ligação entre o céu e a terra se faz através da Igreja. Não temos uma fé sozinha, mas que se vive num lugar, com morada, caras. Esta fé vive-se numa Igreja.”
Francisco Líbano Monteiro falou do projeto “Eu acredito”, grupo que agrega vários movimentos juvenis e que está a preparar os jovens para o seu encontro com o Papa. O jovem responsável pela comunicação deste movimento diz que o objetivo é “juntar a Igreja em torno da figura do Papa e de um evento que é o centenário das aparições”. Toda a comunicação deste grupo, que surgiu em 2010 antes da visita do Papa Bento XVI e que foi reativado no final do ano passado, é difundir a mensagem de Fátima e fazer dos jovens missionários da paz.
Estas jornadas diocesanas contaram ainda com o contributo de Carmo Rodeia, responsável pela comunicação do santuário de Fátima, que desvendou um pouco do que está a ser feito para celebrar o centenário das aparições e para preparar o encontro com o Papa Francisco. “Aquilo que nós queremos é fazer com que todos os portugueses sejam, nos dias 12 e 13 de maio, peregrinos de Fátima”, desejou. Para esta profissional, a viagem do Papa Francisco a Portugal é um momento particular para todo o país. “Sendo esta uma viagem apostólica, ainda nos faz sentir mais privilegiados porque nós portugueses, todos os que se consideram peregrinos de Fátima, são também peregrinos com o Papa Francisco”, frisou. Na sua intervenção, Carmo Rodeia anunciou que o site da visita do Papa Francisco a Portugal vai estar disponível na segunda semana do próximo mês de março.
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