09 outubro, 2015

Sínodo. P. Lombardi: o Papa convida a não pensar em complôs

(RV) No Vaticano decorre o Sínodo dos Bispos sobre a “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. A XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos funciona agora em “círculos menores” e teve nesta quinta-feira, dia 8 de Outubro, mais uma conferência de imprensa.

Foi o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, a conduzir este encontro com os jornalistas onde estiveram presentes o arcebispo de Ancona-Osimo (Itália), Cardeal Edoardo Menichelli; o arcebispo de Acra (Gana), D. Charles Palmer-Buckle; e o Patriarca de Antioquia dos Sírios, D. Ignatius Youssif III Younan.

Desde logo, damos voz ao Padre Lombardi sobre um esclarecimento dado, relativamente a uma expressão: “hermenêutica conspiradora”:

“Eu não referi essa expressão, como bem sabem, saiu de outra fonte. Evidentemente, o conceito é: não devemos pensar que existam complôs. Portanto, a visão que devemos ter do Sínodo é de um processo de intercâmbio, de comunicação, que se dá de modo sereno, sincero, e não deve ser considerado guiado por interesses particulares e por tentativas de manipular ou de conduzir diferentemente daquilo que, ao invés, é o processo de busca comum, no espírito que a comunidade eclesial deve fazer.”

Em particular, destacamos o apelo lançado pelo Patriarca Younan pedindo que o Ocidente não esqueça os cristãos do Médio Oriente, em particular, “as provações catastróficas a que as famílias são submetidas”.

O Patriarca Younan referiu ainda a difícil situação de não conseguirem convencer as novas gerações de cristãos a permanecerem no Médio Oriente.

Entretanto, D. Palmer-Buckle, arcebispo de Acra no Gana referiu que o Sínodo pretende “propor aquilo que sentimos acerca da família e para o bem da Igreja”. Na África, explicou, “há um conceito alargado de família e nós queremos ver como manter vivos os valores e as alegrias de tal família alargada”.

Por sua vez, o Cardeal Menichelli observou que este Sínodo é um Sínodo do povo, fruto da contribuição das dioceses”, afirmando que na assembleia se refletiu também sobre o tema do diaconado feminino.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário