12 junho, 2014

Jesus dá-nos três critérios para superar os conflitos: realismo, coerência e filiação – o Papa em Santa Marta

RealAudioMP3
 
(RV) Jesus dá-nos três critérios para superar os conflitos: realismo, coerência e filiação – esta a mensagem principal do Papa Francisco na manhã desta quinta-feira na Missa na Capela da Casa de Santa Marta:

Partindo da leitura do Evangelho do dia retirada do capítulo 5 de S. Mateus, o Santo Padre sublinhou que Jesus diz-nos para amar o próximo e não como os fariseus, que não eram coerentes, cuja atitude não era amor mas indiferença em relação ao próximo. Desde logo, um primeiro critério o realismo:
“Primeiro, um critério de realismo. Se tu tens qualquer coisa contra um outro e não podes resolver, encontrar uma solução, bem, chega a um acordo, pelo menos; faz um acordo com o teu adversário enquanto estás em caminho. Não será o ideal, mas o acordo é uma coisa boa. É realismo.”
Um segundo critério que nos dá Jesus – continuou o Santo Padre – é o critério da verdade, pois insultar o outro é também, em certo sentido, matar, pois na raiz está o mesmo ódio. Um terceiro critério é o da filiação, ou seja, o outro é nosso irmão, é filho do mesmo Pai e não posso falar com o Pai se não estou em paz com o meu irmão. Para isso é preciso chegar, pelo menos, a um acordo – concluiu o Papa Francisco:
“Não falar com o Pai sem estar em paz com o irmão. Três critérios: um critério de realismo, um critério de coerência, isto é, não matar mas nem sequer insultar, porque quem insulta assassina, mata; e um critério de filiação: não se pode falar com o Pai se não posso falar com o meu irmão. E isto é superar a justiça, aquela dos escribas e dos fariseus. Este programa não é fácil! Mas é o caminho que Jesus indica para andar em frente. Peçamos-Lhe a graça de poder andar em frente, em paz entre nós, nem que seja com acordos mas sempre com coerência e com espírito de filiação.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário