09 junho, 2014

As bem-aventuranças são o programa de vida do cristão": Papa em Santa Marta, comentando o Evangelho do dia

RealAudioMP3
 
(RV) As bem-aventuranças são o programa da vida do cristão: sublinhou o Papa Francisco na Missa desta manhã, na Casa de Santa Marta, comentando o Evangelho do dia. No dia a seguir ao Encontro de oração pela paz com os Presidentes de Israel e da Palestina, o Santo Padre voltou a recordar que há que ter a coragem da mansidão para derrotar o ódio.
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”…

“Mas o mundo diz-nos: a alegria, a felicidade, o divertimento – é isso o belo da vida. E ignora, vira a cara para o outro lado, quando há problemas de doença, de sofrimento, na família. O mundo não quer chorar, prefere ignorar as situações dolorosas, encobri-las. Só a pessoa que vê as coisas como são, e chora no seu coração, é feliz e será consolada. A consolação de Jesus, não a do mundo. Felizes os mansos neste mundo, que desde o início é um mundo de guerras, um mundo onde por todo o lado se litiga, onde por toda a parte há ódio. E Jesus diz: nada de guerras, nada de ódio, paz, mansidão”.

“Felizes os perseguidos pela justiça”. Quantas pessoas – constatou o Papa Francisco – são perseguidas, foram perseguidas, simplesmente por terem lutado pela justiça! Isto das bem-aventuranças é o programa de vida que Jesus nos propõe – sublinhou. “Tão simples, mas tão difícil”.
E se quisermos algo mais, Jesus dá-nos outras indicações no capítulo 25 de Mateus, com aquele protocolo segundo o qual seremos julgados: “Tinha fome e deste-me de comer, tinha sede e deste-me de beber, estava doente e visitaste-me, estava na cadeia e vieste a encontrar-me”. Com estas duas coisas – Bem-aventuranças e Mateus 25 – pode-se viver a vida cristã a nível de santidade”. “Que o Senhor nos dê a graça de compreender esta mensagem!” – concluiu o Papa.

Sem comentários:

Enviar um comentário