07 junho, 2014

Festa do Desporto na Praça de São Pedro com o Papa: "desporto como experiência educativa"

RealAudioMP3

(RV) Grandíssimo entusiasmo hoje na Praça de São Pedro e na Viia della Conciliazione (Avenida da Reconciliação) que dali parte, cheia de jovens desportistas de toda a Itália, congregados para celebrar os 70 anos da criação, por iniciativa da Ação Católica italiana, do Centro Desportivo Italiano que congrega hoje as Associações Desportivas Italianas.

Já desde a manhã que Via della Concilizazione era um parque desportivo, com campos onde se jogavam partidas em diversas modalidades.

De tarde, a partir das 15 horas, teve início uma verdadeira festa-espetáculo, com a apresentação e atuação de grupos representativos das mais diversas proveniências. A partir das 17 horas, participará também o Papa Francisco, que dirige a palavra a estes jovens atletas e aos seus treinadores e acompanhadores.

De tarde, a partir das 15 horas, teve início uma verdadeira festa-espetáculo, com a apresentação e atuação de grupos representativos das mais diversas proveniências. A partir das 17 horas, participou também o Papa Francisco, que dirigiu a palavra a estes jovens atletas e aos seus treinadores e educadores – acompanhadores.

“A maior saudação é para vós, caros atletas, treinadores e dirigentes das sociedades desportivas. Conheço e aprecio o vosso empenho e a vossa dedicação no promover o desporto como experiência educativa. Vós, jovens e adultos que vos ocupais dos mais pequenos, através do vosso precioso serviço sois verdadeiramente para todos os efeitos educadores”.

Trata-se de um motivo de orgulho, mas sobretudo uma responsabilidade – sublinhou o Papa.

Dirigindo-se aos jovens atletas, observou Papa Francisco:

“É importante que o desporto permaneça um jogo, uma divertimento! Só se permanece um jogo faz bem ao corpo e ao espírito.”

E precisamente porque sois desportistas (prosseguiu), convido-vos não só a jogar, como já fazeis, mas também a pordes-vos em jogo, na vida como no desporto… com os outros e com Deus. Não vos contentando com um empate medíocre mas dando o melhor de vós mesmos…

Finalmente, um convite a que exista sempre um clima de acolhimento:

“Nas sociedades desportivas aprende-se a acolher… Convido todos os dirigentes e treinadores a serem antes de mais pessoas acolhedoras, capazes de ter a porta sempre aberta a cada um, sobretudo aos mais desfavorecidos uma oportunidade para se exprimirem”.

Sem comentários:

Enviar um comentário