03 junho, 2014

Jesus reza por cada um de nós, mostrando ao Pai as suas chagas – o Papa em Santa Marta nesta terça-feira


RealAudioMP3 

(RV) Jesus reza por cada um de nós, mostrando ao Pai as suas chagas – esta a mensagem principal do Papa Francisco na Missa em Santa Marta na manhã desta terça-feira. As leituras do dia ofereceram ao Santo Padre uma ocasião para abordar a oração de intercessão. A leitura dos Atos dos Apóstolos, quando Paulo deixa Mileto fazendo um discurso intenso e comovente e o Evangelho de S. João que nos revela a oração sacerdotal de Jesus no Getsemani antes de começar a sua Paixão foram os estímulos de reflexão do Papa Francisco na sua homilia, na qual afirmou que Jesus reza por nós e nos defende perante o Pai:

“O apóstolo João, pensando nestas coisas e falando de nós que somos tão pecadores, diz: ’Não pequeis, mas se algum de vós peca, sabeis que temos um advogado perante Deus, alguém que reza por nós e que nos defende perante o Pai, justifica-nos’. Creio que devemos pensar tanto nesta verdade, nesta realidade: neste momento Jesus está a rezar por mim. Eu posso andar para a frente na vida porque tenho um advogado que me defende e se eu sou culpado e tenho tantos pecados... é um bom advogado defensor este e falará ao Pai de mim.”

“Não fala: ama. Mas há uma coisa que Jesus faz, hoje, estou seguro que a faça. Faz ver ao Pai as suas chagas e Jesus, com as suas chagas, reza por nós como se dissesse ao Pai: ‘Mas Pai este é preço deles! Ajuda-os, protege-os. São os teus filhos que eu salvei com isto’. De outra forma, não se percebe porque Jesus depois da Ressurreição teve este corpo glorioso, belíssimo – não tinha escoriações, feridas de flagelação, todo lindo – mas tinha as chagas. As cinco chagas. Porque é que Deus as quis levar para o céu? Porquê? Para rezar por nós. Para fazer ver ao Pai o preço: ‘Este é o preço, agora não os deixes sós. Ajuda-os.”

O Papa Francisco sublinhou no final da sua homilia que devemos ter esta fé de que Jesus intercede por nós, por cada um de nós:

“ ‘Jesus reza por mim. Faz ver ao Pai as tuas chagas que também são minhas, são as chagas do meu pecado. São as chagas do meu problema neste momento’. Jesus intercessor apenas mostra ao Pai as suas chagas. E isto sucede hoje, neste momento. Tomemos a palavra que Jesus disse a Pedro: ‘Pedro, eu rezarei por ti para que a tua fé não diminua’. “ (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário