14 fevereiro, 2014

Os cristãos caminhem alegres como cordeiros, vencendo a tentação de serem lobos – o Papa na missa em Santa Marta

RealAudioMP3

(RV) Como deve ser um discípulo de Jesus? Esta a inquietação que o Papa Francisco lançou na missa em Santa Marta nesta sexta-feira. Na Festa dos Santos Patronos da Europa Cirilo e Metódio, o Santo Padre tomou esta intenção para desenvolver o tema da identidade do cristão. Comentando a Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos, sublinhou que o cristão é enviado. O Senhor envia os seus discípulos e pede-lhes de seguirem em frente:
“Não se pode pensar a um cristão parado: um cristão que fica parado está doente, na identidade cristã, tem qualquer doença naquela identidade. O cristão é discípulo para caminhar, para andar. Mas o Senhor diz, isto ouvimos no Salmo: ‘Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho’. Andai. Caminhai. Eis que a primeira atitude da identidade cristã é caminhar, e caminhar mesmo que existam dificuldades, andar para além das dificuldades.”
O Evangelho de S.Lucas recorda-nos hoje que somos enviados como cordeiros para o meio de lobos. O Papa Francisco focalizando nestas palavras de Jesus afirmou que os cristãos devem ser sempre cordeiros:
“Como cordeiros... Não tornarmo-nos em lobos... Porque, às vezes, a tentação faz-nos pensar: ‘Mas isto é difícil, estes lobos são espertos e eu vou ser ainda mais esperto do que eles! Cordeiro. Não tolo, mas cordeiro. Cordeiro. Com a astucia cristã, mas sempre cordeiro. Porque se tu és cordeiro, Ele defende-te. Mas se tu te sentes forte como o lobo, Ele não te defende, deixa-te só, e os lobos comem-te cru.”

Finalmente, o Papa Francisco considerou que os cristãos devem ser sempre alegres porque esse é o estilo do cristão. São pessoas que conhecem o Senhor e O levam a todos – considerou o Santo Padre que afirmou não ser possível um cristão caminhar como cordeiro sem alegria:
“Santo Agostinho diz aos cristãos: ‘Vai em frente, canta e caminha!’ Com a alegria: é aquele o estilo do cristão. Anunciar o Evangelho com alegria. E o Senhor faz tudo. Ao contrário, demasiada tristeza e amargura leva-nos a um cristianismo sem Cristo: a Cruz esvazia os cristãos que estão perante o Sepulcro e choram, como a Madalena, mas sem a alegria de ter encontrado o Ressuscitado.”
Na Festa destes dois discípulos e patronos da Europa, Cirilo e Metódio, o Papa Francisco exortou os cristãos a caminharem, alegres como cordeiros. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário