20 fevereiro, 2014

Para conhecer Jesus não basta o catecismo é preciso segui-Lo como discípulo – o Papa em Santa Marta

RealAudioMP3
 
RV) Para conhecer Jesus é preciso segui-Lo – esta a principal mensagem do Papa Francisco na missa desta quinta-feira em Santa Marta. O Evangelho de S. Marcos apresenta-nos a figura de Pedro que perante a pergunta de Jesus: Quem dizeis vós que eu sou? – respondeu que Jesus era o Messias. Contudo, logo a seguir, quando Jesus ensinava os seus discípulos dizendo-lhes que teria que sofrer muito e que seria morto, Pedro repreende Jesus que logo se afasta de Pedro chamando-o de Satanás e dizendo-lhe que os seus pensamentos não são os de Deus mas os dos homens. O Papa escolhe este modelo de Pedro para afirmar que não basta saber dar boas respostas a Jesus mas é preciso segui-Lo:

“Parece que para responder àquela pergunta que nós todos sentimos no coração – ‘Quem é Jesus para nós?’ – não é suficiente aquilo que nós aprendemos e estudamos no catecismo, que é importante, mas não é suficiente. Para conhecer Jesus é necessário fazer o caminho que fez Pedro: depois desta humilhação, Pedro foi para a frente com Jesus, viu o seus milagres, viu o seu poder... “
“... Mas, a uma certa altura, Pedro renegou Jesus, traiu Jesus e aprendeu aquela tão difícil ciência – mas d
o que ciência, sabedoria – das lágrimas, do choro.”

“Esta primeira pergunta – Quem sou eu para vós, para ti? - a Pedro, apenas se percebe através de um caminho, depois de um longo caminho, um caminho de graça e de pecado, um caminho de discípulo. Jesus a Pedro e aos discípulos não disse ‘Conhece-me? mas disse ‘Segue-me’. E este seguir Jesus faz-nos conhecer Jesus. Não é um estudo de coisas que é preciso mas uma vida de discípulo.”

O Papa Francisco considera que é preciso um encontro quotidiano com o Senhor, com as nossas debilidades e as nossas vitórias. Mas – continuou o Santo Padre – é “um caminho que nós não podemos fazer sozinhos”. É necessária a intervenção do Espírito Santo:

“Olhemos Jesus, Pedro, os apóstolos e ouçamos no nosso coração esta pergunta: ‘Quem sou eu para ti?’ E como discípulos peçamos ao Pai que nos dê o conhecimento de Cristo no Espírito Santo, que nos explique este mistério.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário