21 fevereiro, 2014

Patriarca e Bispos Auxiliares proferem Catequeses Quaresmais

As habituais Catequeses Quaresmais no Patriarcado de Lisboa vão ser este ano proferidas pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e pelos dois Bispos Auxiliares, D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás.


‘A fé atua pela caridade: a dimensão social da evangelização’, retirado do capítulo IV da Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, do Papa Francisco, é o tema das Catequeses Quaresmais que decorrem aos Domingos, às 18h, durante a Quaresma, na Sé Patriarcal de Lisboa.

A 9 de março, D. Manuel Clemente reflete sobre ‘No próprio coração do Evangelho, aparece a vida comunitária e o compromisso com os outros’, e dia 16 de março D. Nuno Brás sobre ‘Este laço indissolúvel entre a receção do anúncio salvífico e um efetivo amor fraterno exprime-se nalguns textos da Escritura’. Na semana seguinte, novamente o Patriarca de Lisboa fala sobre ‘Ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional’, e a 30 de março será D. Joaquim Mendes a proferir a catequese quaresmal ‘Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres’. A 6 de abril, D. Nuno Brás lembra que ‘Para a Igreja, a opção pelos pobres é mais uma categoria teológica que cultural, sociológica, política ou filosófica’, terminando as Catequeses Quaresmais no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o Patriarca de Lisboa a proferir a catequese ‘A pior discriminação de que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual’.

As Catequeses Quaresmais decorrem nos Domingos da Quaresma e vão ter transmissão vídeo em direto pelo site do Patriarcado (www.patriarcado-lisboa.pt), pelo Portal Sapo (http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa) e pela televisão, através do Meo Kanal ‘Patriarcado TV’ (acessível no canal 210021, após carregar na tecla verde do comando Meo).

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário