28 fevereiro, 2014

Que os jovens se sintam em casa na Igreja: Papa à Comissão para a América Latina


RV) “A Igreja quer imitar Jesus ao abordar os jovens”. (Ela) “está convencida de que o melhor Mestre para os jovens é Jesus Cristo” – sublinhou o Papa Francisco, recebendo, nesta sexta ao meio-dia, no Vaticano, os membros da Comissão Pontifícia para a América Latina, na conclusão da sua assembleia anual, consagrada em grande parte a uma reflexão sobre a JMJ do Rio de Janeiro, de julho passado.
Partindo do episódio do jovem rico, que se encontrou com Jesus, o Santo Padre referiu três momentos e atitudes, na relação da Igreja e dos seus pastores com os jovens de hoje, a começar pelo acolhimento:
“O acolhimento: é este o primeiro gesto de Jesus e também o nosso”. “Cristo deteve-se com aquele jovem, olhou-o com afeto, com muito amor: é o abraço da caridade sem condições”.
“Depois, Jesus entabulou um diálogo franco e cordial com aquele jovem.” Jesus escutou as suas inquietações e clarificou-as à luz da Sagrada Escritura… não começa por condenar, não tem preconceitos.
“os jovens têm que sentir-se em casa na Igreja.” Há que abrir-lhes as portas, mais ainda – há que sair à busca deles… dando-lhes espaço para que se sintam escutados.
“Finalmente, Jesus convida aquele jovem a segui-Lo”. “Cristo – observou o Papa - não é um personagem de romance, é uma pessoa viva que quer partilhar esse desejo irrenunciável que eles (os jovens) têm de vida, de compromisso, de entrega”.
“A Igreja na América Latina não pode dispersar o tesouro da sua juventude , com todas as suas potencialidades para o crescimento da sociedade, com as suas grandes aspirações a forjar uma grande família de irmãos reconciliados no amor”.
^^^^^^^^^^^^
Para além da Comissão para a América Latina, o Santo Padre recebeu nesta manhã, em audiências sucessivas, mais catorze bispos espanhóis, das províncias eclesiásticas de Madrid e Valência, liderados pelos respectivos arcebispos metropolitas, o cardeal Rouco Varela e D. Carlos Sierra.
Ainda nesta sexta-feira, ao fim da tarde, o Papa Francisco desloca-se ao Seminário Maior de Roma, junto à basílica de São João de Latrão, por ocasião da festa da padroeira, Nossa Senhora da Confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário