07 fevereiro, 2014

João Paulo II, "luminoso exemplo de dedicação completa a Deus e ao homem": Papa Francisco, recebendo os Bispos da Polónia


(RV) A “unidade dos Pastores, na fé e na caridade”; uma especial “atenção à família” e à preparação para o matrimónio; o cuidado a reservar sempre aos jovens, mesmo na perspectiva do Encontro Mundial de Cracóvia, em 2016; e uma “renovada conversão missionária”: estes os aspetos sublinhados pelo Papa Francisco, ao receber conjuntamente, nesta sexta-feira, os 97 Bispos que constituem a Conferência Episcopal da Polónia, na conclusão da respectiva visita ad limina Apostolorum.
O Santo Padre evocou a próxima canonização do beato João Paulo II – “luminoso exemplo (disse) de abandono total a Deus e à sua Mãe, e de completa dedicação à Igreja e ao homem”. Reconhecendo e dando graças a Deus pelas “grandes potencialidades de fé, de oração, de caridade e de prática cristã” da Igreja na Polónia, o Papa Francisco convidou ainda assim a um esforço de “discernimento” para “enfrentar os novos desafios” que se colocam à Igreja.
E concluiu exortando à “solicitude pelos pobres”. “Não obstante o atual desenvolvimento económico do país – observou – muitos são os necessitados, desempregados, desalojados, abandonados, assim como também tantas famílias – sobretudo as numerosas – sem meios suficientes para viver e educar os filhos”. O Papa Francisco pediu-lhes que lhes estejam sempre “próximos”, continuando a encorajar os padres, religiosos e todos os fiéis a porem em prática a “fantasia da caridade”.
^^^^^^^^^^^^
Para além do seu encontro com a Conferência episcopal polaca, no seu conjunto, o Santo Padre recebeu também, nesta sexta-feira, em audiências sucessivas:
- o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Chilena, liderado pelo respectivo presidente, o arcebispo de Santiago do Chile, D. Ricardo Ezzati Andrello;
- o Embaixador da República Jugoslava da Macedónia, em visita de despedida;
- e ainda os bispos de nove dioceses polacas, com os respectivos auxiliares.

Sem comentários:

Enviar um comentário