14 junho, 2014

O Papa encontrou-se com as Misericórdias de Itália. Presentes também os grupos de doadores de sangue Fratres


(RV) No final da manhã deste sábado o Papa Francisco encontrou-se na Praça de S. Pedro com dezenas de milhares de membros das Misericórdias de Itália, o mais antigo movimento de voluntariado que cumpre, precisamente neste ano, 770 anos de existência. Nascidas em Florença em 1244 contam hoje com mais de 670 mil confrades. Muitos os campos de ação das Misericórdias: serviços de emergência médica, assistência aos deficientes e idosos, serviços sociais, voluntariado para a proteção civil e tantas outras formas de serviço à comunidade.

Presente nesta audiência também os grupos de doadores de sangue denominados de Frates e que tiveram origem nos anos 50 do século passado precisamente da atividade das Misericórdias. Estes grupos de doadores são cerca de 600 com mais de 133 mil doadores ativos. Em 2013 doaram mais de 143 mil unidades de sangue e componentes. Particular significado deste dia para estes grupos pois hoje, 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Nas palavras que dirigiu aos membros das Misericórdias de Itália, o Papa Francisco encorajou-os a continuarem a desenvolver as sete obras de misericórdia corporal que o Santo Padre tanto gosta de recordar: dar de comer aos esfomeados; dar de beber a quem tem sede; vestir quem está nú; acolher os peregrinos; visitar os enfermos; visitar os presos; enterrar os mortos.


Na manhã deste sábado o Papa Francisco enviou a seguinte mensagem twitter da sua conta @pontifex:

Corremos o risco de esquecer os sofrimentos que não nos tocam de perto. Reajamos e rezemos pela paz na Síria !


No início da manhã deste sábado o Papa Francisco recebeu em audiência o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e foram entretanto publicadas as seguintes nomeações pontifícias:
o Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emerito di Santiago de Chile será o enviado especial do Santo Padre ao III Congresso Apostolico Mundial da Misericordia que será celebrado em Bogotà na Colômbia de 15 a 19 agosto.

Foi também nomeado o Nuncio apostólico no Uruguai que será o Arcebispo George Panikulam até agora Núncio na Etiopia e Delegado Apostólico na Somália

Também publicadas esta manhã as nomeações de bispos auxiliares de Nova Iorque. São eles:
Padre John Jenik, até agora vigário geral para o Bronx;
Padre Peter Byrne, pároco em Manhattan;
e o Padre John O’Hara que foi pároco em Staten Island. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário