14 junho, 2014

Próxima encíclica será sobre ecologia: P. Lombardi em Lisboa na reunião dos assessores de imprensa do episcopado europeu


(RV) A próxima encíclica do Papa Francisco será sobre ecologia – quem o afirmou foi o P. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, citado pela agência ECCLESIA, à margem do encontro de assessores de imprensa e porta-vozes do episcopado europeu que termina neste sábado, dia 14, em Lisboa. Nesta sua presença em Portugal o P. Lombardi confirmou as viagens do Papa Francisco ao Sri Lanka e às Filipinas em Janeiro de 2015.
Neste encontro organizado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa que contou com a presença do Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, foi debatida a preparação do Sínodo dos Bispos sobre a Família e as formas de comunicar as temáticas em discussão nesse encontro de outubro próximo.
Para o Secretário-Geral do CCEE, o português, P. Duarte da Cunha, "o encontro dos assessores de imprensa e porta-vozes das Conferências Episcopais da Europa escuta a repercussão que os temas em debate no Sínodo estão a ter nos meios de comunicação, capacitando-os para responderem aos desafios que lhe são postos pela opinião pública".
Houve também durante este encontro um debate sobre o tema "Papa Francisco, um comunicador global", introduzido e moderado pelo diretor da agência de notícias da Conferência Episcopal Austríaca, Paul Wuthe. Ele propôs algumas ideias sobre o tema, apresentando três aspetos: Papa Bergoglio como fenómeno mediático, riscos e oportunidades ligados a este aspeto, e as consequências para os comunicadores eclesiais.
"O Santo Padre sabe transmitir a mensagem cristã com uma linguagem cotidiana, compreensível a todos, essencial. Uma mensagem que por isso se torna envolvente", disse Wuthe.
"O Papa comunica também com gestos, sinais e imagens que não devem ser traduzidos. Basta pensar nos abraços aos doentes, nos idosos, ou no Lava-Pés no cárcere", disse ainda o jornalista austríaco.
Segundo Wuthe, o que torna o Papa Francisco mais comunicativo é a sua credibilidade pessoal. Por isso, o seu testemunho é imediato, direto e não abstrato. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário