28 junho, 2014

“Especulações sem fundamento” – P. Lombardi sobre a saúde do Papa em entrevista à redacção brasileira da RV

RealAudioMP3

(RV) “Especulações completamente sem fundamento” – foi assim que o Padre Federico Lombardi, Director da Rádio Vaticano e da Sala de Imprensa da Santa Sé, respondeu às notícias publicadas recentemente pela imprensa de que o Papa Francisco estaria doente depois de cancelar ou reduzir alguns compromissos da sua agenda. Foi numa entrevista ao programa brasileiro da Rádio Vaticano conduzida por Silvonei José:

“São especulações completamente sem fundamento. Em parte, essas especulações se devem ao facto que publicamos qual é a actividade do Papa durante o período de verão europeu, portanto, a redução de seus compromissos habituais neste período. Isso significa que não haverá as audiências gerais do mês de Julho e as missas na Casa Santa Marta nos meses de Julho e agosto. Isso foi interpretado por alguns como redução dos compromissos por motivo de saúde. Isso é absolutamente desprovido de razão, porque é exactamente a mesma coisa que se fez no ano passado. Então isso é normal, não há nenhum motivo particular de saúde do Papa. Uma redução dos compromissos do Papa é também uma redução do trabalho de seus colaboradores. O Papa não está sozinho no Vaticano ou na Igreja: toda iniciativa do Papa envolve muitas pessoas que trabalham em função dos compromissos do Santo Padre. O Papa sabe que também essas pessoas precisam repousar de vez em quando. O Papa e seus colaboradores devem ter um ritmo humano de trabalho. É justo que, durante o período de verão, haja uma redução dos compromissos. É algo absolutamente normal e não há nenhum motivo de saúde. Agora, sabemos que está sendo preparada uma nova Encíclica, da qual falou, sobre a protecção da criação, sobre a ecologia. Há inúmeros empenhos importantes do Papa para o próximo outono, há o Sínodo sobre a Família, outras viagens. Há pouco anunciou a viagem à Albânia. Depois há viagem à Ásia e assim por diante. Os compromissos são numerosos e também a preparação para esses empenhos requer concentração e tempo.”

“Não cabe a nós fazer a agenda do Papa e ditar quais trabalhos que ele tem que fazer. O Papa certamente é muito activo, prepara documentos, faz reflexões. Não há as grandes audiências na Praça no mês de Julho, porém o Papa igualmente trabalha, reza, estuda, escreve e encontra pessoas como faz habitualmente. Gostaria de acrescentar outra pequena consideração: houve dias em que o Papa suspendeu algumas audiências previstas e as adiou para outro momento. Isso aconteceu porque havia naquele dia um motivo para descansar um pouco, devido a uma leve indisposição ou outra razão. Também isso deve ser considerado absolutamente normal para uma pessoa que tem um ritmo de actividade incrível, como o Papa tem, que trabalha de manhã, à tarde, quase sempre sem interrupção. Se ele tivesse uma actividade muito mais reduzida, isso não aconteceria. Mas ao invés, como sabemos, tem uma actividade realmente muito intensa. Ele não tem uma enfermidade; caso contrário, absolutamente não seria capaz de fazer tudo o que ele faz.”

Nesta entrevista à redacção brasileira da Rádio Vaticano o Padre Lombardi salientou não existirem elementos que nos possam dar a ideia de estarmos perante uma pessoa cansada ou doente. Pelo contrário o Papa Francisco tem uma intensidade da sua actividade e da criatividade impressionantes – declarou o Padre Lombardi na conclusão desta entrevista:

“É verdadeiramente impressionante a intensidade da sua actividade e da criatividade. A contínua produção de novas ideias, a vivacidade com que vive a relação com as pessoas que encontra... Não existem absolutamente elementos que dêem a ideia de uma pessoa cansada ou doente. Estamos diante de uma pessoa que nos impressiona continuamente pela intensidade de seus compromissos, da sua vida, da sua vivacidade espiritual.” (RS/SJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário