22 abril, 2014

Canonizações de João XXIII e João Paulo II – primeiro briefing com os jornalistas

RealAudioMP3
 
(RV) Concentrar a atenção sobre as figuras espirituais destes dois novos santos – foi desta forma que o P. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, iniciou o primeiro de vários encontros com os media sobre as canonizações de domingo. Presentes o franciscano P. Giovangiuseppe Califano, postulador da causa de João XXIII e P. Slawomir Oder, postulador para a canonização de João Paulo II. A conferência de Imprensa teve a tradução simultânea para espanhol e inglês do P. Manuel Durantes, da arquidiocese de Chicago nos EUA.

Estes dois sacerdotes apresentaram aspetos fundamentais da vida destes dois santos:

Sobre o Papa João XXIII o P. Califano afirmou que o desejo de santidade de Angelo Roncalli manfestou-se desde criança. Santidade entendida como abandono à providência ele que será para sempre recordado como o Papa Buono, o Papa Bom, que segundo o P. Califano deve-se à sua proximidade e doação de pastor e padre, e à sua enorme cordialidade e obediência. João XXIII que foi um paladino da paz.

Já o P. Slawomir Oder referiu três caraterísticas fundamentais do itinerário de vida de João Paulo II:
Fé simples – húmus para nutrir a fé, no contacto com a gente, com as pessoas. Tinha necessidade da Igreja viva e nutrir-se daquela fé.
Profundidade mística – era um homem de Deus que queria encontrar Deus sempre e, por isso, a oração era a sua respiração. Tinha um estilo de vida eucarístico. Não podemos esquecer que o aspeto da Divina Misericórdia e do encontro que teve com a Irmã Faustina e também o facto de ter vivido em duas situações limite, nazismo e comunismo, foram importantes na sua vivência mística.
Coragem – a coragem de enfrentar as contrariedades da vida, lendo a história através da intervenção de Deus.
O P.Oder referiu ainda que João Paulo II não tinha um diário espiritual mas escreveu sobre o dom da vida recebido e sentia-se, portanto, devedor da sua própria vida pois a vida era para ele um verdadeiramente dom.
No final da conferência de imprensa o P. Lombardi marcou encontro para o dia de amanhã no Media Center para um briefing só sobre o Papa João XXIII. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário