14 dezembro, 2019

Papa a jovens: a liberdade de expressar-se é pressuposto para crescer como pessoas

 
 
Pontífice inaugura em São Calixto a nova sede vaticana de Scholas Occurrentes, organização pontifícia que se ocupa de formações em 190 países. Presentes também cinco primeiras-damas da América do Sul
 
Cidade do Vaticano

Japão, Argentina, EUA, Haiti. Israel, Moçambique, México, Espanha, Itália. Estes são os países de proveniência dos jovens formadores de Scholas Occurrentes que esta tarde acolheram o Papa Francisco na nova sede da organização internacional de Direito Pontifício no Vaticano, no complexo de São Calixto, ou falaram em videoconferência com ele. Francisco abriu pessoalmente a porta da nova sede, após ter sido saudado com canticos e felicitações por celebrar os 50 anos da sua ordenação sacerdotal.

Scholas Occurrentes não faz proselitismo, mas cria liberdade

A inauguração da nova sede foi também ocasião para lançar os programas para o próximo ano da fundação, que se ocupa da educação e formação em 190 países e reúne mais de 500 mil instituições no mundo inteiro.

“Scholas Occurrentes não faz proselitismo, mas cria liberdade, porque aposta em tudo aquilo que cada um traz no coração, que é a capacidade de crescer e construir o próprio futuro”, afirmou Francisco após ter ouvido os testemunhos dos jovens e saudado personagens do desporto, da arte, do empreendedorismo, presentes.

Entre eles, também uma delegação das primeiras-damas da América do Sul, provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Belize, que através da associação Alma decidiu apoiar as iniciativas da fundação Pontifícia.

Poesia é criatividade

O Papa louvou a capacidade dos projetos de Scholas Occurrentes de fazer os jovens expressarem-se com liberdade exteriorizando o que têm dentro de si. Não sozinhos, explicou o Santo Padre, mas acompanhados em grupo, num caminho que os acompanhe e os ajude

Uma espécie de “desinibição” da capacidade de expressarem-se que pode ser contida na palavra “poesia”, que não é “alienarem-se com coisas que voam alto, mas é criatividade”. Efetivamente, prosseguiu o Pontífice, o homem e a mulher “ou são criativos ou permanecem crianças. Não crescem”.

Inaugurada em Los Angeles a XIV sede internacional

Inaugurada em videoconferência, de Los Angeles, a nova sede de Scholas Occurrentes na presença do arcebispo da cidade estadunidense, dom José Hoarcio Gomez, e do prefeito Eric Garcetti.

Trata-se da XIV sede no mundo após a que foi inaugurada em 22 de novembro passado no Japão. Entre as iniciativas previstas para o próximo ano, a principal será o evento mundial de 14 de maio de 2020 sobre o tema “Reconstruir o pacto educativo global”, que procura relançar um diálogo entre as gerações por uma instrução mais aberta e inclusiva em relação aos jovens.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário