12 dezembro, 2019

Conselho Pastoral - “O programa da Igreja é deixar que o Reino aconteça”

Na reunião do Conselho Pastoral Diocesano, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, apontou o “programa de Jesus Cristo” como o essencial para a vida da Igreja. No encontro, foi apontada a solidão, em especial entre os idosos, como prioridade nas preocupações de cada paróquia.

Na reunião do Conselho Pastoral Diocesano que decorreu no passado dia 7 de dezembro, no Seminário dos Olivais, o Cardeal-Patriarca, na sua intervenção, refletiu sobre a ‘Carta aos diocesanos de Lisboa no início do ano pastoral 2019-2020’ e garantiu que “95% do programa da Igreja” não vem em ‘calendário ou plano pastoral’. “O programa da Igreja é o programa de Jesus Cristo, é aquilo que acontece com o trabalho que fazem os leigos, religiosos, institutos seculares, padres, diáconos, Bispos... Trata-se de fazer aquilo que Jesus Cristo fazia, que é acompanhar as pessoas, deixar que o Reino aconteça... Isso é o programa”, salientou.
Neste encontro que reuniu, pela segunda vez, os membros do mandato 2019-2024 do Conselho Pastoral Diocesano, D. Manuel Clemente valorizou a proposta das ‘Semanas Vicariais da Caridade’, que estão a ser preparadas e realizadas em diferentes datas, em cada vigararia da diocese, e que antecedem o “Congresso da Pastoral Social, em maio”, onde “será o momento para se avaliar o que se fez e haverá certamente algo de prospetivo”, apontou.
Neste ano pastoral 2019-2020, que tem como tema ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’, cada iniciativa realizada deve ter como objetivo primeiro “juntar” as instituições sociocaritativas que trabalham em cada vigararia e encontrar “determinado ponto que precisa da atenção de todos”, apontou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, apelando ao testemunho: “A Igreja tem que ser, não teoricamente mas praticamente, um espaço de experiência e comunhão para, depois, ser um fator de comunhão na sociedade”.
Na sua intervenção, que decorreu na parte da manhã, o Cardeal-Patriarca sublinhou também o “significado específico” que o Papa Francisco deu ao tema da “Nova Evangelização”, apresentado por São João Paulo II. “Nós vamos celebrar o Natal e ali está uma criança pobre, frágil, a precisar de tudo... e é Deus! A consequência que tem a centralização da atenção no pobre para sermos evangelizados por Ele – porque é onde Deus mais se apresenta – é fantástico. Isto é a nova evangelização, porque isto é o Evangelho de novo”, referiu D. Manuel Clemente, recomendando, para este ano pastoral dedicado à caridade, a “leitura obrigatória” da Encíclica ‘Deus Caritas est’, do Papa Bento XVI.

“Solidão” é a preocupação
No plenário, que decorreu na parte da tarde e reuniu algumas das experiências das iniciativas já realizadas e pensadas para este ano pastoral em cada vigararia, foi eleito o problema da solidão, sobretudo entre os idosos, como principal preocupação. Foi também salientada a necessidade de se conhecer, em cada paróquia, a realidade sociocaritativa, de forma a conciliar sinergias e a iniciar os mais novos, em idade de catequese, na educação no cuidado dos outros.
Seguiu-se uma apresentação do estado dos trabalhos de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2022. Os responsáveis do Comité Organizador Local, D. Joaquim Mendes (área pastoral) e D. Américo Aguiar (área logística-operativa), sublinharam que estão a ser preparadas, em coordenação com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, do Vaticano, as catequeses de preparação para os jovens, realçaram o papel dos Comités Organizadores Vicariais e reforçaram a importância do próximo Domingo de Ramos (5 de abril), onde os jovens de Portugal estão convidados a ir receber, em Roma, os símbolos da JMJ (a cruz e o ícone de Nossa Senhora).

Conselho Pastoral DiocesanoO Conselho Pastoral Diocesano, formado por fiéis leigos, religiosos, diáconos e sacerdotes, representantes de toda a Diocese, tem por finalidade ajudar o Patriarca de Lisboa na decisão e desenvolvimento da ação pastoral investigando e examinando o que respeita às atividades pastorais da Diocese e propondo resoluções de natureza prática, de tal maneira que se promova a conformidade da vida e ação do Povo de Deus com o Evangelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário