22 dezembro, 2019

Papa: confiança inabalável em Deus permite aceitar situações incompreensíveis



São José, homem manso e sábio, esteve no centro da alocução do Papa Francisco antes de rezar o Angelus neste IV Domingo de Advent, O seu exemplo, exorta-nos a elevar o olhar, procurando ver além, recuperando assim a surpreendente lógica de Deus que, longe dos pequenos ou grandes cálculos, é feita de abertura a novos horizontes, a Cristo e à Sua Palavra.
Jackson Erpen – Cidade do Vaticano
 
São José, “uma figura aparentemente secundária, mas em cuja atitude está encerrada toda a sabedoria cristã”. Assim tem início a alocução do Papa Francisco antes de rezar o Angelus com os milhares de peregrinos e turistas de todas as partes do mundo presentes na Praça São Pedro neste IV Domingo de Advento. E foi precisamente o exemplo “desse homem manso e sábio” narrado no Evangelho de São Mateus proposto pela liturgia do dia, que inspirou a sua reflexão.

José é um homem modesto, “não prega, não fala, mas procura fazer a vontade de Deus; e a cumpre no estilo do Evangelho e das Bem-aventuranças”, enfatiza o Papa. Pensemos: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus":
“E José é pobre porque vive do essencial, trabalha, vive do trabalho; é a pobreza típica daqueles que têm a consciência de dependerem totalmente de Deus e nele depositam toda a sua confiança.”
Procura de uma solução para preservar a dignidade e integridade da amada Maria
A situação narrada pelo Evangelho é constrangedora, pois José e Maria estão prometidos como esposos, ainda não vivem juntos, mas “ela espera um filho por ação de Deus”:
José, diante dessa surpresa, naturalmente fica perturbado, mas, em vez de reagir de maneira impulsiva e punitiva - como era costumo fazer-se, a lei o protegia - procura uma solução que respeite a dignidade e a integridade a sua amada Maria.

José sabia que consequências teria uma possível denúncia sua, mas “tem total confiança em Maria, a quem ele escolheu como esposa. Não entende mas procura outra solução (...), com grande sofrimento, decid separar-se de Maria sem criar escândalo”.

Total confiança em Deus

Diante de tal decisão, entra em ação um anjo do Senhor que lhe diz que a solução por ele pensada “não é aquela desejada por Deus. Antes pelo contrário – observa o Papa - o Senhor abre-lhe um novo caminho, um caminho de união, de amor e de felicidade e diz-lhe: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo":

Neste ponto, José confia totalmente em Deus, obedece às palavras do anjo e toma consigo Maria. Precisamente essa confiança inabalável em Deus permitiu-lhe aceitar uma situação humanamente difícil e, em certo sentido, incompreensível. 

Resgatar a lógica de Deus que abre novos horizontes

Pela fé, José passa a compreender que a criança gerada no ventre de Maria não é o seu filho, mas é o Filho de Deus e que ele “será o seu protetor, assumindo plenamente a sua paternidade terrena”:
“O exemplo dete homem manso e sábio exota-nos a elevar o olhar, procurando ver além. Trata-se de resgatar a surpreendente lógica de Deus que, longe dos pequenos ou grandes cálculos, é feita de abertura a novos horizontes, a Cristo e à Sua Palavra.”
Que a Virgem Maria e o seu castíssimo esposo José – foi a exortação final do Santo Padre - nos ajudem a colocar-mo-nos à escuta de Jesus que vem e que pede para ser acolhido nos nossos projetos e nas nossas escolhas. 

Às famílias: Natal com fraternidade, crescimento na fé e solidariedade

Ao saudar os peregrinos presentes, após rezar o Angelus, Francisco dirigiu um pensamento especial às famílias, fazendo votos que o Natal seja uma ocasião de fraternidade, crescimento na fé e solidariedade:

Dentro de três dias será Natal e meu pensamento vai especialmente para as famílias, as vossas famílias, que nestes dias de festa se reúnem: quem vive longe dos seus pais, parte e volta para casa; os irmãos procuram reenconem-se. Que o Santo Natal seja para todos uma ocasião de fraternidade, de crescimento da fé e de gestos de solidariedade para com os necessitados. E que São José nos acompanhe neste caminho para o Natal.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário