03 dezembro, 2013

Conselho de Cardeais: caminha-se em direção a uma nova Constituição Apostólica


(RV) Começou nesta terça-feira no Vaticano a segunda reunião do Conselho de Cardeais, organismo constituído pelo Papa Francisco para o ajudar no governo da Igreja universal e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana. Após o primeiro encontro que aconteceu em outubro passado os purpurados retomaram, assim, os seus trabalhos, na manhã desta terça-feira, Em conferência de imprensa, o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé esclareceu, desde logo, que estes trabalhos “não serão apenas retoques ou melhoramentos marginais”:

“A orientação não é aquela de retoques ou melhoramentos marginais, mas é precisamente aquela de uma revisão consistente da Constituição Apostólica, sendo previsível mesmo uma nova Constituição sobre a Curia Romana.”

Os cardeais que participam neste conselho residem e trabalham na Casa Santa Marta e nesta terça-feira após a Eucaristia presidida pelo Santo Padre, deram de imediato início aos trabalhos. Uma atividade de grande responsabilidade, como nos disse o Padre Lombardi, que está a ser desenvolvida quer através do estudo de documentos, quer através de contactos pessoais:

“Esta manhã, por exemplo, perguntando sobre este tempo intermédio, o Cardeal Gracias fazia referência às reuniões das Conferências Episcopais na Ásia, nas quais participou e onde recolheu mais informações. O Cardeal Marx teve reuniões na Europa. Portanto, nos diversos continentes os cardeais continuaram a recolher opiniões e sugestões que aqui trouxeram para o seu trabalho.”

O Conselho de Cardeais estará reunido no Vaticano até ao próximo dia 5 de dezembro. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário