21 novembro, 2018

TV2000: Papa Francisco fala da relação entre Maria e José

 
Papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior 
 
"José era o esposo de Maria, não o empregado de Deus": foi o que disse o Papa Francisco no sexto programa da Ave Maria da televisão da Conferência dos Bispos Italianos, TV 2000, realizado em colaboração com o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé.
 
Silvonei José - Cidade do Vaticano

"Maria era submissa ao marido de acordo com a cultura do seu tempo". O Papa Francisco explica que Maria "cozinhava para ele, conversava com ele, falavam sobre o filho, partilharam a angústia de quando o menino aos 12 anos permaneceu em Jerusalém. A angústia de um marido e de uma esposa, a angústia dos pais". Trata-se da "normalidade na virgindade", disse ainda o Papa acrescentando: "as grandes decisões eram tomadas por José. Era normal naquela época". Maria "muitas vezes em sonho recebia as mensagens de Deus. Ela é a cheia de graça; José é o homem justo, o homem observador da palavra de Deus. Lindo casal". 

Amor pelo filho

Para ilustrar o relacionamento com o filho, o Papa recorda a sua experiência na Argentina. "Muitas vezes - disse -, eu passei de autocarro em frente à prisão  de 'Villa Devoto' de Buenos Aires. Havia ali uma fila de mães e eu via todas elas. Todos podiam ver essas mulheres que estavam na fila para entrar porque tinham um filho lá dentro. E para entrar tantas vezes uma mulher deve sofrer algumas humilhações como as vistorias. Mas àquelas mães aquilo não importava, faziam-no pelos filhos". Também a Maria importava o filho. "Ela estava ali - explica - não importava o que os outros diziam. Mas ali o filho a deixa, não só porque deixa a vida. Dá a todos nós a mãe, dá à luz na cruz". 

A Mãe de Deus

Durante o programa, cujos convidados foram alguns jornalistas italianos, o Papa Francisco disse que Maria é Mãe de Deus e que Deus se encolhe. "Assim - afirmou - entendemos o que Paulo na carta aos Filipenses disse sobre o filho de Deus: que é Deus que se aniquilou, se aniquilou até à morte na cruz, assumindo todos os nossos pecados. Paulo pensava: Deus fez-se pecado. Ele não fez os pecados, mas Ele fez-se pecado por nós e ela é a mãe dos pecadores, de todos nós ".

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário