02 novembro, 2018

CHARIS, o novo e único serviço internacional para o RCC


 A Santa Sé instituirá a 8 de dezembro de 2018 o organismo que constituirá um novo e único serviço internacional para a corrente de graça que é o Renovamento Carismático Católico. (Vatican Media)

CHARIS é um novo corpo de serviço internacional para todas as expressões da corrente de graça que o Renovamento Carismático é. CHARIS não é uma associação de fiéis ou uma federação de associações. É um serviço oferecido a todas as realidades carismáticas existentes.  

Cidade do Vaticano 

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida faz saber que a 8 de dezembro de 2018 a Santa Sé instituirá um organismo que constituirá um novo e único serviço internacional para a corrente de graça que é o Renovamento Carismático Católico.

Na mesma data, o estatuto deste organismo será aprovado por um período ad experimentum. Este único serviço, desejado em várias ocasiões pelo Santo Padre Francisco, assumirá o nome de CHARIS e pretende realizar o seu trabalho em benefício de todas as expressões do Renovamento Carismático Católico. A palavra é grega e significa "graça" e "carisma

Como um organismo ao serviço de todas as realidades do Renovamento Carismático Católico, CHARIS não exercerá nenhuma autoridade sobre ele. Cada realidade carismática permanecerá aquilo que é, no pleno respeito da sua identidade, e permanecerá sob a jurisdição da autoridade eclesiástica da qual depende. Cada uma, no entanto, poderá valer-se livremente, para o cumprimento da sua missão, de todos os serviços que a CHARIS proporcionará, objetivo fundamental proposto pelo novo organismo.

Após a instituição da CHARIS e a aprovação do seu estatuto por um período ad experimentum, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida procederá à nomeação do Moderador, dos dezoito membros do Serviço Internacional de Comunhão e do Assistente Eclesiástico para um primeiro mandato de três anos. Foram designados para tais nomeações:

Moderador: Prof. Jean-Luc Moens (Bélgica)

Membros do Serviço da Comunhão Internacional:
.
1. América do Norte e Caribe (Inglês):
Dom Peter Leslie Smith (Estados Unidos)

2. América do Norte e Caribe (espanhol):
Sr. Andrés Arango (Estados Unidos)

3. América Central:
María Eugenia de Góngora (Guatemala)

4. América do Sul (espanhol)
Sr. Pino Scafuro (Argentina)

5. América do Sul (Português):
Sra. Gabriella Marcia da Rocha Días (Brasil)

6. Ásia:
Sr. Cyril John (Índia)

7. Ásia:
Irmão James Shin San-Hyun (Coreia do Sul)

8. África (francês):
Sr. Jean-Christophe Sakiti (Togo)

9. África (Inglês):
Sr. Fred Mawanda (Uganda)

10. Europa:
Sr. Paolo Maino (Itália)

11. Europa:
Diácono Etienne Mellot (França)

12. Oceania:
Sr. Shayne Bennett (Austrália)

13. Vários ministérios da Renovação Carismática Católica:
Sr. José Prado Flores (México)

14. Sacerdote  ou religioso carismático:
Rev. Etienne Vetö (Estados Unidos)

15. Comunidade:
Sr. Jean Barbara (Líbano)

16. Comunidade:
Diácono Johannes Fichtenbauer (Áustria)

17. Associações de fiéis com reconhecimento da Santa Sé:
Sr. François Prouteau (França)

18. Jovem com menos de 30 anos:
Giulia Rancan (Itália)

Assistente Eclesiástico: Rev. P. Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap. (Itália)

As pessoas acima mencionadas assumirão as suas funções na solenidade de Pentecostes de 2019, o dia em que o estatuto da CHARIS entrará em vigor. A partir daquele momento, o Serviço Internacional do Renovamento Carismático Católico e a Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança deixarão de existir. Os bens desses dois órgãos devem ser transferidos para CHARIS, a fim de proporcionar a este novo organismo os recursos financeiros necessários para realizar a missão desejada pelo Santo Padre.

O RCC  preparou um questionário com as respetivas respostas sobre o novo organismo. Ver abaixo:
Perguntas e respostas

1. O que é o CHARIS?
CHARIS é um novo corpo de serviço internacional para todas as expressões da corrente de graça que o Renovamento Carismática é. CHARIS não é uma associação de fiéis ou uma federação de associações. É um serviço oferecido a todas as realidades carismáticas existentes.

2. O que significa CHARIS?
É a sigla para o Serviço Internacional para o Renovamento Carismático Católico. A palavra é grega e significa "graça" e "carisma".

3. Como nasceu a CHARIS?
CHARIS nasceu da vontade do Santo Padre de que a Igreja tenha um novo serviço único que beneficie todas as expressões do Renovamento Carismático Católico.

4. O que significa quando dizemos que CHARIS tem personalidade jurídica pública?
Personalidade jurídica pública significa que CHARIS é erigido pela Santa Sé através do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, por iniciativa dessas autoridades eclesiásticas, e que CHARIS atua em nome da Igreja para servir todas as expressões do Renovamento Carismático Católico.

5. Isto significa que o Renovamento Carismático adquire personalidade jurídica pública?
Não, isto não afeta o status legal ou canónico das diferentes expressões do RCC, portanto, elas não mudam seu status.

6. Todas as expressões devem aceitar este novo serviço?
Não, o CHARIS é um órgão de serviço, não uma entidade de governo.

7. Como as coisas seguirão?
Em dezembro de 2018, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida vai erigir o CHARIS e aprovará os seus estatutos, que entrarão em vigor no dia 9 de junho de 2019, na Solenidade de Pentecostes. Até lá, a Fraternidade Católica e o ICCRS continuarão a existir e funcionarão normalmente.

8. O que acontece com as comunidades da Fraternidade Católica a partir de 9 de junho de 2019 e com todos os serviços programados para 2019-2020?
As Comunidades da Fraternidade Católica continuarão ligadas ao seu Bispo local. Eles serão representadas nas estruturas do CHARIS e poderão tornar-se redes de comunidades. Os serviços já programados para 2019-2020 serão respeitados e organizados pelo CHARIS.

9. O que acontece com o escritório do ICCRS/CF após 2019-2020 e com os serviços programados pelo ICCRS para 2019-2020?
O escritório do ICCRS/CF continuará a funcionar no Palazzo San Calisto como escritório do CHARIS a partir de 9 de junho de 2019. Os serviços programados pelo ICCRS serão respeitados e organizados pelo CHARIS.

10. O que os Comités de Serviços Nacionais precisam de fazer para se adaptarem ao CHARIS, e quando?
Os Comités Nacionais de Serviços precisam de incluir todas as diferentes expressões carismáticas em cada país num Serviço Nacional de Comunhão. Da mesma forma, todas as expressões carismáticas de cada país devem começar, a partir de agora, a organizar reuniões entre si para fomentar a comunhão. Espera-se que as coisas sejam estabelecidas ou se movam nesta direção até ao Pentecostes de 2019.
.
Se tiver mais perguntas ou precisar de alguma ajuda, poderá entrar em contacto através do e-mail: info@charis.international.org

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário